Cultivo de plantas de framboesa: plantio, cultivo e poda de framboesas
Sr. Manuel Leon Neto
• 3 min de leitura
Aprenda como é fácil cultivar uma planta de framboesa - o que você não come, pode congelar
Não há nada como ir até o seu jardim e colher framboesas frescas e rechonchudas para saborear sozinhas ou com cereais ou sorvete. As framboesas são muito fáceis de cultivar e tudo o que você não comer imediatamente pode ser congelado ou transformado em conservas para uso no final do ano. O cultivo de plantas, especialmente plantas frutíferas, vale a pena o esforço.
Veja como cultivar framboesas:
As plantas de framboesa vêm em dois tipos diferentes: produtivas e perenes. Uma planta de framboesa com framboesas com produção de verão geralmente está madura e pronta para a colheita em julho. As plantas de framboesa que sempre produzem não produzem frutos constantemente, apesar do nome. Essas plantas de baga produzem frutos por cerca de três ou quatro meses, geralmente entre agosto e outubro, dependendo do clima e das condições de cultivo.
Framboesas com produção de verão são um pouco mais agitadas e mais difíceis de cultivar, pois precisam de solo e água quase perfeitos. Plantas de framboesa que sempre produzem são muito mais vigorosas.
Ao plantar framboesas, escolha um local bem drenado e fertilizado em seu jardim para plantar framboesas. Eles gostam de um solo úmido, com bastante composto ou matéria orgânica. As plantas se dão melhor em pleno sol, mas aquelas cultivadas em sombra parcial também podem ser bem-sucedidas. O transplante de um viveiro é a melhor maneira de adicionar plantas ao seu jardim.
Coloque as plantas de framboesa com cerca de meio metro de distância em fileiras com cerca de 6 metros de distância. O início da primavera é a melhor época para o plantio.
Cave um buraco raso para suas plantas, trabalhando fertilizante ou estrume no solo conforme você avança. Remova todas as ervas daninhas e outras raízes, pois elas impedirão as raízes rasas das framboesas. Plante as framboesas e cubra as raízes com cerca de 8 centímetros de solo, seguido de uma leve camada de cobertura morta. Mantenha o solo úmido para permitir que as plantas cresçam.
O cultivo de framboesas é bastante interessante. Você sabia que eles crescem de canas que, por sua vez, crescem da planta? As plantas produzem canas no valor de duas estações; o primeiro ano produzirá colmos esverdeados, e a segunda safra produzirá colmos cobertos por uma casca muito fina de cor acastanhada.
À medida que os colmos ficam mais altos, você precisará inserir postes em seu jardim e estaquear suas plantas de framboesa para mantê-las em pé e resistir a danos ou quebra. Você também pode usar uma treliça para essa finalidade.
Quando os seus pés de framboesa começarem a dar frutos, mantenha os pés podados depois de colher as framboesas. Uma das melhores dicas de jardinagem é nunca cortar novas canas que ainda não tenham dado frutos, pois são a safra da próxima safra. Depois que todos os frutos foram colhidos, remova todas as canas que frutificaram. Após a última geada do inverno, poda novamente suas plantas para fornecer uma boa circulação de ar para as novas canas crescerem.
Para cultivar novas plantas de framboesa a partir das existentes, prenda a ponta de uma cana no solo e deixe-a enraizar. Então, simplesmente corte o novo crescimento da planta-mãe.
Dicas rápidas:
Suas plantas de framboesa precisam de cerca de 2,5 a 5 centímetros de água por semana para um crescimento ideal.
Remova as bengalas que mostram sinais de doença ou danos.