As rosas são vermelhas, as violetas são azuis, as ameixas são doces - e então murcham. Se o seu polegar verde o abandonou há muito tempo e seu jardim está privado da beleza, do perfume e da suavidade aveludada de uma roseira, comece tudo de novo! Há uma abundância de roseiras para percorrer até que você domine a arte necessária para cultivar um jardim de roseiras perfeito. Você não precisa se interessar muito por variedades de rosas, você só precisa corresponder à paixão de uma roseira em plena floração. A menos que você seja alérgico ao pólen, não há razão para parar de ver o mundo através de lentes cor de rosa.
Tudo começa com o processo de seleção e compra. Aqui estão algumas dicas úteis para sua consideração:
A melhor época para comprar roseiras para crescer é durante os últimos resíduos do outono, até o início da primavera. Escolha o que os amantes das rosas chamam de rosas de raiz nua que são cortadas pelo botão e sem folhas. Esse tipo deve ser reto, definitivamente com aparência saudável, sem manchas pretas. Este é o melhor para plantar e também é fácil no bolso.
Inspecione seu jardim e veja se ele fica muito exposto ao sol. As roseiras amam o sol e precisam ficar de molho nele por um longo período, não menos que 6 horas diárias! Sim, as roseiras adoram descansar sob o sol quente!
Aproveite o amplo alcance da Internet para procurar os melhores lugares para pedir sua roseira de raiz nua. Você também pode vasculhar prateleiras de revistas ou catálogos em busca desse tipo.
Se não for vendido na ideia de comprar roseiras jovens, pode-se optar por roseiras mais maduras plantadas em recipientes. A vantagem de escolher este tipo de roseira é que você pode simplesmente alinhá-las em seu jardim ou montá-las como quiser, mas não muito próximas. As roseiras crescem bem em espaços abertos, portanto, nenhuma aglomeração é bem-vinda. No entanto, isso vai custar um pouco mais do que roseira de raiz nua. Uma palavra de cautela, no entanto, antes de comprá-los, tire as roseiras do recipiente e inspecione o solo e a raiz em busca de qualquer sinal de pontos problemáticos. O solo deve ser vermelho-terra e compactado, enquanto as raízes da roseira devem parecer brancas e livres de descoloração e míldio.
Pule e cheire as roseiras. Seu olfato e sua visão não o deixarão. Uma visita a um viveiro de flores próximo fará com que você leve para casa uma roseira quase perfeita em um piscar de olhos!
Não hesite em perguntar na sua vizinhança por alguém com um dedão verde, como um jardineiro ou um aquarista. Você pode ter certeza de que eles não reterão nenhuma informação que possa ajudá-lo a se mover ao longo do caminho para a roseira perfeita. Seja um otário por informações, mas venha preparado. Pergunte a ele sobre a conexão entre as mudanças climáticas e o cultivo de uma roseira, a variedade que prospera melhor independentemente do clima ou da estação, a variedade que geralmente requer pouca manutenção, mas não prejudica sua beleza e cor, a variedade que tem o maior resistência a doenças e outras coisas importantes que você precisa saber.
Se houver um capítulo local da European Rose Society na sua área, vá em frente e inscreva-se como membro.
Roseira perfeita existe
Finalmente, você pode pensar que a roseira perfeita existe, mas na verdade, é a sua ideia e ideal da roseira perfeita que a tornará perfeita no final. Como William Shakespeare disse: "O que há em um nome? Aquilo que chamamos de rosa por qualquer outro nome teria um cheiro doce."