Se você quiser saber mais sobre essas lindas plantas, pode conferir o site da Azalea Society of Europe em azaleas.org.
As azáleas são plantas com flores muito populares devido à sua natureza resistente. Essas plantas são fáceis de cuidar e requerem intervenção mínima para garantir que prosperem. Azaléias florescem flores brancas, vermelhas ou roxas, embora existam algumas variedades raras de laranja disponíveis.
Você só precisa regar a planta diariamente se ela for exposta à luz solar direta.
Aqui estão algumas dicas sobre como cuidar de um vaso de azaléia.
Coloque a azaléia em uma área com sombra. Azaléias não precisam de luz solar direta. Ele se desenvolve melhor em lugares com sombra, como embaixo de uma árvore ou onde recebe o sol da manhã apenas ocasionalmente. Se for colocar o vaso de azaléia dentro de casa, escolha um cômodo fresco, longe da luz direta do sol, como a janela da cozinha. Funcionará melhor em uma sala onde a temperatura é de fria a moderada.
Observe a rega adequada. Seu vaso de planta ficará bem quando regado a cada dois dias. Você só precisa regar a planta diariamente se ela for exposta à luz solar direta. Verifique o solo para se certificar de que não está seco e descamado. Você também deve ter uma drenagem adequada na panela.
Não há necessidade de fertilizante. Contanto que o solo tenha um bom nível de pH de 5,5 ou 6, a maioria das azaléias não precisa de fertilizantes para crescer. Se você decidir usar fertilizante, opte por uma variedade orgânica, como a farinha de semente de algodão. Além disso, use o fertilizante durante a estação de dormência, que ocorre no final do outono.
Verifique as folhas. As folhas da azaléia darão uma indicação sobre a saúde geral das plantas. Se você encontrar esporos de laranja nas folhas, é um sinal de infecção fúngica. Se as pontas das folhas estiverem marrons, é sinal de rega inadequada. Pode haver má drenagem no vaso, resultando no apodrecimento das raízes devido à exposição constante à água. Se as plantas parecem apáticas, isso significa que não está recebendo água suficiente. É também nas folhas que encontrará as pragas que se instalaram na sua planta. Remova-os manualmente sempre que possível.
Prune regularmente. Depois que a azaléia florescer, podar os galhos para estimular um novo crescimento. Corte até ver partes verdes da madeira. A poda vai estimular o crescimento de novos botões e ajudar a prevenir a propagação de doenças. Verifique a parte inferior das folhas. Remova todos os insetos, como lagartas de azaléia. Se você notar qualquer descoloração laranja nas folhas e na casca da planta, pode ser que você tenha uma infecção fúngica.
Desinfete suas ferramentas. Depois de podar a planta, mergulhe os cortadores em uma solução de água com um pouco de água sanitária. Isso matará qualquer bactéria, especialmente aquelas que podem ser especialmente prejudiciais às azaléias, como fungos e bolor.
Repot a cada dois ou três anos. Observe o crescimento de sua azaléia. Em uma base anual, você precisará reabastecer o solo para garantir que ele esteja recebendo nutrientes suficientes. Quando a azaléia ultrapassar o tamanho do pote em que se encontra, será necessário replanejá-la. Dependendo da variedade que você tem, algumas azaléias podem crescer até três metros de altura. Em uma base anual, ela cresce entre 5 e 25 centímetros.
Se você quiser saber mais sobre essas lindas plantas, pode conferir o site da Azalea Society of Europe em azaleas.org.