Todos nós sabemos que nosso café da manhã contém cafeína, assim como o chá preto. No entanto, como você tem certeza sobre o resto dos alimentos e bebidas que consome diariamente? Você realmente conhece sua ingestão diária de cafeína ou - como muitas pessoas - presume que seu café descafeinado, seu refrigerante de laranja e seu chá verde não contêm cafeína? O adulto médio consome cerca de 200 mg de cafeína por dia - certifique-se de saber de onde vem sua cafeína!
Leia os ingredientes. No entanto, essa não é uma maneira infalível de determinar se um alimento ou bebida contém cafeína. Os fabricantes de alimentos só precisam listar a cafeína como ingrediente quando ela for adicionada ao produto. Se a cafeína ocorre naturalmente - como no chocolate e no chá preto - eles não são obrigados a listá-la. Além disso, a quantidade de cafeína não precisa estar no rótulo - então, você pode não ter ideia de quanta cafeína está realmente consumindo.
Entenda que "descafeinado" não significa "sem cafeína". Algumas fontes de cafeína muito comuns, mas ocultas, incluem bebidas descafeinadas. Café, chá ou refrigerantes descafeinados contêm menos cafeína do que o normal, mas ainda contêm quantidades detectáveis de cafeína. A quantidade varia de marca para marca, mas a maioria das marcas de café descafeinado tem de 8 a 14 mg de cafeína por porção. Embora seja menos do que os 85 mg normais de cafeína do café com cafeína, ainda pode aumentar e causar dependência. Além disso, muitas pessoas são sensíveis até mesmo a pequenas quantidades de cafeína, experimentando ansiedade, agitação e aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial com a quantidade de cafeína em apenas uma xícara de café descafeinado.
Verifique os rótulos de todos os refrigerantes - não apenas das refrigerantes. Os refrigerantes com cafeína existem desde a década de 1880! Todos nós sabemos que a Coca-Cola e a Pepsi contêm cafeína, mas muitos outros refrigerantes também contêm. Embora muitas pessoas presumam que os refrigerantes "transparentes" não contêm cafeína, Mountain Dew contém mais cafeína do que Pepsi ou Coca, e o refrigerante Sunkist Orange tem quase tanta cafeína quanto uma cola normal. Normalmente, o refrigerante root beer não contém cafeína, mas existem marcas com adição de cafeína, por isso deve sempre consultar a lista de ingredientes.
Lembre-se de que o chocolate contém cafeína! Possivelmente porque estamos acostumados a obter nossa cafeína de bebidas, muitas vezes esquecemos que o chocolate é uma fonte oculta de cafeína. Embora o chocolate branco não contenha cafeína, o leite e o chocolate amargo podem conter quantidades significativas de cafeína. Isso também se aplica a alimentos que contêm chocolate: brownies, bebidas de chocolate, chocolate quente, sorvete de chocolate, biscoitos de chocolate e torta de chocolate, todos contêm quantidades variáveis de cafeína.
Cuidado com o aroma do café. Outras fontes ocultas de cafeína podem incluir alimentos com sabor de café. Café iogurte, sorvete de café e bebidas com sabor de café gelado tendem a conter cafeína! Na verdade, um recipiente de 6 gramas de iogurte com sabor de café pode conter tanta cafeína quanto uma Coca-Cola de 12 gramas: cerca de 36 mg.
Eduque-se sobre o guaraná. O estimulante herbal guaraná é uma fonte natural e oculta de cafeína que se tornou um ingrediente comum em bebidas energéticas, junto com a cafeína comum e outros estimulantes à base de plantas. Na verdade, uma bebida energética que contém guaraná pode conter quase 260 mg de cafeína!!
Procure outros estimulantes à base de ervas que contenham cafeína. Além do guaraná, a erva-mate e a noz de cola são fontes de cafeína. O chá feito com a erva-mate frequentemente proclama que não contém cafeína adicionada - mas não diz nada sobre a cafeína que ocorre naturalmente na erva-mate! As nozes de cola são populares em muitas culturas da África Ocidental e podem ser encontradas em algumas bebidas.
Verifique os rótulos dos seus medicamentos. Alguns medicamentos incluem cafeína, especialmente remédios para resfriados diurnos, remédios para dor de cabeça e pílulas dietéticas. Observe essas fontes ocultas de cafeína com atenção, pois você pode não estar ciente do conteúdo de cafeína dos medicamentos!
Espere pacientemente pelo seu próprio sistema pessoal de teste de cafeína! No departamento de química da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, Missouri, químicos estão trabalhando em um kit de teste caseiro para cafeína. Eles esperam que as tiras de teste estejam disponíveis em breve para detectar a presença e a quantidade de cafeína, para que você não tenha que depender dos rótulos nutricionais.
Verifique o conteúdo de cafeína online. Sites como o EnergyFiend listam o conteúdo de cafeína de diferentes alimentos e bebidas para que você possa ter certeza de que não está recebendo nenhuma fonte oculta de cafeína.
Não se preocupe muito se ingerir moderadamente a cafeína. Os profissionais de saúde geralmente definem uma ingestão "moderada" de cafeína como sendo cerca de 250 a 300 mg por dia, ou cerca de 2 a 4 xícaras de café, dependendo do método em que é preparado. No entanto, se você consumir muito mais do que essa quantidade, poderá começar a notar sintomas como dores de cabeça, inquietação, insônia, irritabilidade, aumento da frequência cardíaca, problemas estomacais e até mesmo uma chance maior de ataques de pânico.
Embora as opiniões difiram quanto aos efeitos de longo prazo da cafeína no corpo, ninguém deveria ingerir cafeína quando não deseja. Certifique-se de que conhece as fontes ocultas mais comuns de cafeína, consumindo-as apenas quando estiver totalmente ciente do que contêm!