O vinho Blackberry é uma forma deliciosa de usar suas amoras silvestres de fim de temporada. Esta receita é indicada para quem já tem alguma experiência na confecção do seu próprio vinho e deseja experimentar novos sabores. As amoras-pretas são ricas em muitos nutrientes, incluindo antioxidantes, vitamina C e fibras.
Veja como fazer um vinho de amora:
Ingredientes e suprimentos:
3 kg de amoras (de preferência orgânicas)
2 1 kg de açúcar
1 comprimido Campden esmagado
1 colher de chá de enzima péctica para vinificação
Pacote de fermento de vinho e nutriente
7 litros de água
Escorredor de macarrão
Jarras ou recipientes de vidro de 2 galões, um feito de vidro escuro
Balde de qualidade alimentar limpo
Panela grande com tampa
Colher grande
Sifão
Tecido de queijo ou musselina
Airlock de fermentação (disponível em qualquer loja de cerveja artesanal)
Garrafas de vidro escuro
Funil
Prepare as amoras. Lave as frutas em uma peneira e amasse-as no balde limpo.
Prepare o tanque de fermentação. Agora, transfira seus frutos esmagados para um recipiente de fermentação. Ferva 7 litros de água e despeje a água no recipiente. Despeje para cobrir as amoras.
STeeP as bagas. Deixe as bagas repousarem na água por dois dias.
Coe a mistura. Agora, coar a mistura na panela. Adicione o açúcar à mistura e aqueça a mistura apenas o suficiente para fazer com que o açúcar se dissolva. Mexa bem até que não haja mais cristais de açúcar e depois transfira a mistura de volta para o recipiente de fermentação. Adicione o fermento e o nutriente de acordo com as instruções na embalagem do fermento. Certifique-se de esperar até que a mistura de suco de amora esfrie o suficiente para não matar o fermento. Em seguida, adicione a enzima pectina e o comprimido de Campden e prenda a câmara de fermentação no topo do recipiente. Isso permitirá que o CO2 saia sem deixar nenhuma bactéria entrar no vinho.
Deixe a mistura descansar. Observe a mistura durante a próxima semana. Você deveria ver o vinho borbulhando; isso é fermentação.
Transfira para o recipiente de fermentação escuro. Depois que a mistura estiver assentada com o fermento ou cerca de uma semana, sifone-a no recipiente de fermentação de vidro escuro, deixando para trás qualquer sedimento. Você pode coar o líquido em um pano de algodão ou musselina para remover a polpa da fruta. Encha apenas até o ombro da jarra (não encha o gargalo). Deixe descansar novamente em um lugar ligeiramente aquecido até que a fermentação pare - isto é, até que a mistura de vinho pare de borbulhar.
Sele o recipiente. Assim que terminar o vinho, faça um sifão para frente e para trás entre os dois recipientes para remover o máximo de sedimentos possível. Em seguida, feche-o com uma tampa hermética. Coloque este recipiente em um local fresco e escuro (cerca de 60 a 65 graus Fahrenheit) por três meses.
Engarrafe o vinho. Primeiro, ferva suas garrafas de vidro para higienizá-las. Usando um funil, transfira o vinho para garrafas de vidro escuro. Deixe a mistura permanecer nas garrafas por mais 2 meses antes de beber.
Este vinho de amora é delicioso, mas pode ser uma receita difícil para quem não tem experiência em fazer vinho. Se você quiser experimentar este vinho de amora como sua primeira incursão na produção de vinhos caseiros, considere aprender mais sobre o processo de vinificação antes de sua primeira visita à loja de cervejas caseiras para garantir que tudo corra bem.