Como crescer árvores de pêssego a partir de sementes?
David Vale
• 3 min de leitura
Suculentos e deliciosos, os pêssegos são as frutas mais doces e deliciosas do verão. São frutas altamente versáteis que você pode assar em uma torta, usar como cobertura para bolos, servir gelada com sorvete, fazer geléia e cerca de uma centena de maneiras diferentes de degustá-las.
Pessegueiros crescidos
Os pessegueiros que crescem a partir da semente podem levar de três a quatro anos para crescer de uma muda até uma árvore frutífera. Com um pouco de paciência, um pouco de know-how e algumas dicas básicas de jardinagem, você pode cultivar um pessegueiro a partir da semente em seu próprio quintal.
Aqui estão algumas dicas sobre como cultivar pessegueiros a partir da semente:
Reúna os poços. Esta é a parte divertida de cultivar o pessegueiro, fazer com que toda a família colha caroços de pêssego. Leve-os para pomares de pessegueiro e peça a todos que colham o máximo possível de caroços de pêssego, pois nem todas as sementes de pêssego são viáveis para crescer em árvores. Claro que você pode comprar caroços e sementes de pêssego em mercados de fazendeiros, mas onde está a diversão nisso?
Meça a temperatura. Esteja atento ao clima em sua área. As mudas de pessegueiro precisam ser constantemente regadas e o solo abaixo delas mantido úmido. Portanto, se você estiver plantando em climas mais temperados e secos, pode ser necessário regá-los com mais freqüência do que se viver em climas mais frios.
Diferentes métodos de cultivo a partir de sementes:
Método de estratificação. As sementes de pêssego precisam esfriar antes de germinar, o que é estranho, considerando que os pêssegos são frutos de verão. Estratificação é o nome técnico desse processo. Colete suas sementes durante o verão e guarde-as em suas geladeiras até o outono, quando você poderá plantá-las. Selecione um terreno no quintal onde você possa plantá-los. Cave buracos de 10,20 cm de profundidade em uma fileira e coloque as sementes neles. Dependendo dos níveis de pH do solo, pode ser necessário aplicar cobertura morta na área também.
Método de germinação. Se você mora em climas mais frios e invernais, conte três meses antes da última data de geada. Marque esta data no seu calendário. Pegue um copo pequeno ou pote e encha-o com terra para vasos ou composto. É aqui que suas sementes de pêssego ficarão enquanto você espera a chegada da primavera. Pegue suas sementes e coloque-as nos vasos, regue o solo apenas o suficiente para que fiquem úmidas e não encharcadas. Feche o pote em sacos Ziploc e guarde-os na geladeira até a data marcada no calendário. Com o sol brilhando forte e a temperatura de 70 graus, retire o vaso e transplante-o para o seu jardim. Depois de plantá-lo no solo, certifique-se de que esteja bem coberto com cobertura morta e regado, pois os pessegueiros precisam de solo úmido para se transformarem em árvores adequadas.
Se você plantou as sementes de pêssego corretamente, deverá ter um pessegueiro totalmente funcional em três a quatro anos após o plantio. O cultivo de um pessegueiro requer paciência e cuidado meticuloso de sua parte, mas quando essas árvores começarem a dar frutos, seu tempo, paciência e consciência serão recompensados com um pêssego suculento e doce!