Quando se trata de misturar seu próprio solo de envasamento, há muitas maneiras diferentes de combinar as várias matérias-primas para obter o tipo certo de solo de envasamento para suas plantas. As melhores misturas de solo para envasamento geralmente envolvem a combinação de meios orgânicos para boa drenagem, retenção de água e nutrição das plantas. Os materiais de composto que você escolher devem ser capazes de produzir um solo de envasamento leve e fofo.
Permitindo a circulação de ar adequada
O musgo de turfa é um material comumente usado, incluído na maioria dos solos de envasamento comerciais. Sua capacidade de reter água e, ao mesmo tempo, permitir a circulação adequada de ar para as raízes das plantas torna a turfa um material altamente utilizado para a maioria dos solos de envasamento. No entanto, há uma infinidade de substitutos para o musgo de turfa. O estrume das vacas, uma vez seco, assemelha-se ao musgo de turfa e aos seus atributos. Isso o torna outra base orgânica amplamente utilizada para envasamento de solo. Casca de árvore decomposta e aparas de madeira, serragem de madeira não tratada e bolor de folhas também são ótimos ingredientes ecológicos para alcançar os mesmos resultados desejados para um bom meio de solo.
Existem diferentes aditivos que são benéficos para a saúde das suas plantas. A perlita, um vidro vulcânico amorfo, é utilizada para a drenagem adequada da água necessária à prevenção do apodrecimento das raízes das plantas. A areia também é usada para drenagem e para plantas que requerem um solo mais seco. Vermiculita é um mineral que ajuda na retenção de água, mas um vermicomposto orgânico também é um bom substituto. Vermicomposto, também conhecido como húmus, é um fertilizante rico em nutrientes feito de matéria orgânica decomposta por minhocas. Calcário e nutrientes de liberação lenta, como Osmocote, às vezes são adicionados ao solo de envasamento para equilibrar o PH do solo.
Ao fazer o solo para envasamento, esterilizar o solo ajudará na prevenção do crescimento de ervas daninhas, fungos indesejáveis e doenças. Aquecer o solo a 180 graus por 15 minutos é suficiente para garantir que seu solo esteja livre desses problemas incômodos. Ao misturar o solo de envasamento, a quantidade de cada material que você escolher para usar deve ser feita com cuidado. Um bom equilíbrio de materiais é necessário para nutrir suas plantas ao máximo e para garantir que elas prosperem. Decifre se eles precisam de um solo mais ácido, seco ou úmido e ajuste seus ingredientes de acordo.
Meio de barro de jardim
Uma boa combinação para misturar o solo de envasamento seria misturar 8 litros de meio de solo ou musgo de turfa, 1 quarto de vermiculita e 1 quarto de perlita. Isso produzirá uma mistura básica de solo multifuncional para muitas variedades de plantas. Para plantas que requerem uma mistura de solo mais seca, como cactos, os materiais devem ser ajustados misturando 2 partes do meio argiloso do jardim, 1 parte de areia grossa e 1 parte de esterco de vaca.
Fazer seu próprio solo para envasamento é uma maneira econômica de garantir que suas plantas recebam os nutrientes de que precisam.