Desfrute de pêssegos suculentos cultivando uma árvore frutífera em seu próprio quintal
É difícil resistir a pêssegos suculentos e eles são ainda mais irresistíveis quando são colhidos frescos da árvore. Os pêssegos são uma excelente adição a compotas e conservas, smoothies ou cocktails misturados, produtos de pastelaria e podem até ser grelhados ou adicionados a pratos à base de carne.
Plantar essas árvores pode adicionar personalidade a qualquer paisagem, e elas são uma variedade de árvores resistentes que podem ser cultivadas com sucesso em muitos climas. Escolher a árvore perfeita e plantá-la em sua propriedade exige um pouco de pesquisa, portanto, use este guia de plantio para saber o que você precisa saber sobre como escolher e plantar pessegueiros.
Escolhendo um pessegueiro Ao selecionar em um viveiro, escolha árvores que tenham cerca de um ano de idade. Pessoas com mais de dois anos de idade terão dificuldade em prosperar em um novo local, então, quanto mais jovem, melhor. Escolha um que tenha cerca de 4 metros de altura e aparência saudável. Evite aqueles com qualquer sinal de doença: uma abundância de folhas amarelas ou marrons, folhas com buracos ou manchas pretas, ou crescimento atrofiado. Se a árvore está sendo vendida como "raiz nua", isto é, sem solo ao redor das raízes, observe a qualidade e a extensão das raízes e fique atento a danos no sistema radicular. Se a árvore já estiver plantada em um recipiente, escolha um com uma boa forma geral.
Existem também algumas outras considerações a serem lembradas:
Variedade- Existem muitas variedades diferentes de pessegueiros disponíveis. Faça sua escolha com base no clima local e na estação de cultivo. A sociedade hortícola local pode ajudá-lo com essas informações, ou você pode perguntar a um profissional do berçário. Outras considerações incluem o sabor e a textura da fruta produzida e para que você usará seus pêssegos. Alguns tipos são melhores para enlatados e cozidos, enquanto outros são mais saborosos quando recém saídos do galho. Você pode querer pesquisar mais fatos antes de tomar sua decisão.
Requisito de resfriamento - os pessegueiros diferem de algumas outras árvores frutíferas porque as raízes e os botões requerem um certo tempo para resfriar ou descansar no solo. Quando plantada, a pedra do pêssego se abre e brota no verão, e depois fica dormente quando o tempo esfria. Os botões continuam a crescer quando tiverem tempo suficiente para esfriar. A quantidade de tempo de resfriamento necessária dependerá da variedade da árvore, e você precisará combinar esse tempo com a estação de cultivo em que mora.
Tamanho - considere o tamanho do seu jardim ou propriedade, bem como a altura da árvore que você deseja. Existem variedades decorativas e anãs de pessegueiros disponíveis, bem como aquelas que crescerão muito.
Espaço - Os pessegueiros são autopolinizadores, então você só precisa plantar uma única árvore para produzir frutos com sucesso. Se você quiser plantar vários, eles devem ser plantados em fileiras com cerca de 18 metros de distância com irrigação ou 25 metros de distância sem irrigação.
Plantar seu pessegueiro Este é um processo simples, mas existem algumas etapas que precisam ser seguidas para garantir que sua árvore tenha a melhor chance de prosperar em seu novo local. Aqui estão algumas dicas de plantio:
Escolhendo o site - O site que você escolhe é muito importante. Os pessegueiros precisam de solo arenoso e bem drenado. A água deve escoar rapidamente após uma chuva, e as raízes não sobreviverão em um solo denso e argiloso. Sol também é necessário, portanto, certifique-se de que não haja sombra cobrindo a árvore das árvores ou edifícios próximos.
Época do ano - ospessegueiros são plantados melhor quando dormentes, no inverno ou nos primeiros meses da primavera. Isso permitirá que as raízes tenham tempo para se ajustar e se estabelecer antes que os meses mais quentes cheguem.
Preparação do solo - Antes de comprar o pessegueiro, leve uma amostra do solo ao viveiro para análise. Os especialistas em jardim poderão dizer se você precisa adicionar algo ao solo, como cal ou fósforo, antes de plantar.
Cavando o buraco - crie um buraco na terra que seja grande o suficiente para abranger todo o sistema radicular. Não adicione fertilizante à terra, pois pode queimar as raízes tenras da árvore.
Preparando a árvore - Depois de comprar seu pessegueiro, se ele foi vendido com a raiz nua, molhe as raízes em água por cerca de 24 horas antes do plantio. Apare quaisquer raízes danificadas ou em decomposição, tomando cuidado para não exagerar ao aparar. Se ainda estiver no recipiente, regue-o regularmente antes de plantar.
Plantio - Com uma árvore de raiz nua, amarre o sistema radicular no buraco e cubra com terra. Empacote o solo com cuidado enquanto trabalha. Certifique-se de que a união dos botões da árvore (o ponto onde o sistema radicular encontra o tronco) fique cerca de 1 a 5 centímetros acima do nível do solo. Se a árvore estiver em um recipiente, puxe-a com cuidado e coloque-a no buraco. Se um pouco de solo cair das raízes, basta colocá-lo no buraco e preencher o buraco como faria para uma árvore de raiz nua.
Após o plantio - Regue a área onde a árvore foi plantada e certifique-se de que não haja ervas daninhas nas proximidades. Se desejar, adicione uma camada de cobertura morta onde o buraco foi cavado para impedir o crescimento de ervas daninhas e reter a umidade.
Há muito prazer e orgulho em cultivar uma árvore a ponto de ela realmente dar frutos, geralmente em dois a quatro anos. Conforme sua árvore amadurece, você pode planejar todos os usos para os deliciosos pêssegos. Você estará cultivando pêssegos antes que perceba!
Ferramentas necessárias:
Pá
Água
Adubo
Jovem pessegueiro de um viveiro
Dicas rápidas:
Nunca adicione fertilizante ao plantar uma árvore frutífera. Pode queimar as raízes jovens e causar muitos danos.
Faça o teste do solo com um especialista antes de plantar o pessegueiro para garantir que ele terá nutrientes suficientes para crescer.