O bambu é a planta lenhosa de crescimento mais rápido do mundo. A taxa de crescimento foi calculada em 119 centímetros em 24 horas; no entanto, eles só podem manter essa taxa de crescimento por um curto período de tempo. O fenômeno é devido ao sistema único dependente de rizoma, que também é dependente das condições de solo e clima. As espécies pré-históricas de bambu atingiram a altura de 250 metros. O bambu é encontrado em diversos climas, desde as regiões tropicais às frias áreas montanhosas. Tem alto significado econômico e cultural no Leste e Sudeste Asiático, onde é usado como material de construção, como fonte de alimento, e em jardins. A maior preocupação na manutenção do bambu é o controle da propagação, que pode ser bastante agressivo. Existem duas variedades: o tipo touceira que não se espalha e o tipo corrido, que tem um comportamento mais agressivo.
O bambu é mais feliz em solo argiloso moderadamente ácido. Eles precisam de pelo menos cinco ou mais horas de luz solar direta por dia, muita água e fertilizante. As plantas jovens gostam de uma sombra clara e um quebra-vento.
Plante o bambu a um metro de distância para obter uma tela densa. Eles crescerão a uma taxa de trinta a sessenta centímetros por ano e atingirão sua altura madura em cinco a seis anos. O tipo de espalhamento deve ser plantado mais distante, porém levará mais tempo para a tela encher. Eles crescem a uma taxa de três a cinco pés por ano e se estendem na mesma taxa.
A poda da raiz é recomendada para controle de propagação. Uma barreira de polietileno de alta densidade pode ser usada para controlar o espalhamento; no entanto, deve ser instalado corretamente. A barreira deve ser colocada a 76 centímetros de profundidade ao redor da árvore. Os rizomas podem e irão virar para baixo quando colidem com uma obstrução, a barreira deve ser profunda o suficiente para impedir seu avanço. Um método menos caro é cavar uma trincheira com cerca de 20 a 25 centímetros de profundidade ao redor da plantação. Este método requer que você verifique regularmente o plantio, para garantir que os rizomas não estão tentando atravessar a trincheira, e corte-os. A verificação de rizomas invasores deve ser feita a cada outono, seja pelo método de trincheira ou barreira.
Recomenda-se a aplicação de cobertura morta com cinco ou mais centímetros de matéria orgânica ao redor da plantação e onde você deseja que ela cresça. Não varra as folhas do bambu, pois elas reciclam a sílica e outros nutrientes necessários ao bambu e também mantêm o solo úmido.
O plantio pode ser feito a qualquer momento em climas amenos, desde que a planta tenha tempo de endurecer antes do primeiro período de frio.
Cultivo de bambu em recipientes é possível, no entanto, mais cuidado é necessário e a planta não é quase tão resistentes como a planta cultivada no solo.
Estacando ou guying as plantas jovens podem ser necessários para evitar danos do vento. As cordas devem ser amarradas aos colmos cerca de metade do caminho para cima e a estacas curtas em três ou quatro lados da planta para fornecer força suficiente para evitar o desenraizamento das estacas.
A rega deve ser frequente e liberal. Diariamente durante o tempo quente e duas vezes por semana em condições amenas. Não regue os bambus recém-plantados todos os dias, isso pode causar queda excessiva das folhas e também podem sofrer com a falta de água.
A fertilização é necessária para produzir uma planta saudável. Um fertilizante de gramado com alto teor de nitrogênio, como 21-5-6, é bom. Um fertilizante orgânico com alto teor de nitrogênio é melhor; deve ser espalhado de 5 a 7 centímetros de profundidade ao redor da base e externamente, onde você deseja que a planta se espalhe.
A poda é necessária para manter a atratividade do bambu. Isso inclui a remoção de colmos feios mais velhos e quaisquer galhos mortos. O bambu também pode ser aparado de forma topiária ou para formar uma sebe semelhante a outras sebes. Esses dois métodos de poda devem ser feitos quando os colmos jovens estão em seu auge na primavera ou verão. Deve haver apenas um aparamento principal do bambu, com retoques feitos em outras épocas do ano.
O bambu é uma planta única e interessante. Requer muito trabalho para manter o crescimento na área que você deseja cobrir. O bambu é uma bela tela ou cerca viva e, com vida longa, pode muito bem ser um bom investimento de tempo e esforço.