Como aumentar a ingestão de vitamina D de fontes alimentares?
Kyara Rodrigues de Batista
• 3 min de leitura
Aumentar a ingestão de vitamina D de fontes alimentares é fundamental para sua saúde.
A vitamina D é o segredo para ossos fortes e um sistema imunológico saudável, ao mesmo tempo que ajuda o corpo a absorver melhor o cálcio. Em alguns círculos, descobriu-se que a vitamina D reduz ainda mais o risco de doenças cardíacas, tornando -a algo que todos deveriam receber diariamente. Se você não estiver recebendo vitamina suficiente, pode correr o risco de ter ossos fracos e osteoporose, entre outros.
Veja como aumentar a ingestão de vitamina D de fontes alimentares.
Embora sua principal fonte de vitamina venha da exposição ao sol, você também pode obtê-la por meio de alguns alimentos. Isso é importante se você não passa muito tempo fora de casa. Aqui está como aumentar a ingestão de vitamina D de fontes alimentares:
Sob o mar. Ironicamente, a melhor fonte de vitamina D é o oceano, sob as ondas para ser exato, longe da luz solar direta. Peixes e frutos do mar são uma boa fonte de vitamina. Você deseja adicioná-los ao menu se quiser aumentar sua ingestão de vitamina D: arenque, fígado de bacalhau e bacalhau, salmão, halibute, cavala, bagre, atum (enlatado, em água), enguia e sardinha (enlatada, em óleo) Certifique-se de obter muitos camarões e ostras também. Se você já ingeriu esses diferentes alimentos como parte de sua dieta, continue comendo-os regularmente e tente aumentar a ingestão.
Alimentos fortificados com vitamina D. Certifique-se de adicionar à sua dieta alimentos que foram enriquecidos e fortificados com vitamina D. Alguns alimentos e produtos alimentícios que geralmente têm alternativas aprimoradas incluem cereais, suco de laranja, leite de soja, leite de arroz, leite de vaca, iogurte, tofu, margarina e semelhantes.
Outras fontes de alimento. Cogumelos shitake (entre outros), fígado de boi, ovos (especialmente a gema), alguns queijos e similares também são boas fontes de vitamina D, o que faz com que adicioná- los às suas refeições seja uma boa ideia.
Preparar adequadamente suas refeições. Ao preparar e cozinhar sua comida, tente substituir o que você normalmente usa como ingredientes por aqueles fortificados com vitamina D. Portanto, em vez de usar leite normal, escolha uma marca que foi fortificada com a vitamina. Experimente guardar e comer a pele dos peixes como o salmão, pois também contém muita vitamina D.
Tomar suplementos. Tome suplementos de cálcio, magnésio e vitamina D3 para ajudar a compensar as deficiências de vitamina D. Tomar óleos de peixe, como óleo de fígado de bacalhau, é outra boa maneira de complementar a ingestão de vitamina D.
Comer ao ar livre. Da próxima vez que você fizer uma refeição, por que não tentar comê-la ao ar livre, sob o sol? Faça um churrasco ou faça um piquenique composto dos alimentos acima e tome banho de sol enquanto saboreia sua comida. Esta dose dupla de vitamina D certamente o beneficiará.
Às vezes, você pode não ficar tão exposto ao sol quanto precisa devido à poluição e às opções de estilo de vida. Aumentar a ingestão de vitamina D de fontes alimentares é fundamental para sua saúde. Ter um estilo de vida saudável permitirá que você viva mais tempo, portanto, faça um balanço de sua dieta e dos alimentos que ingere para ter certeza de que está comendo os alimentos certos.