Tornando-se um Ator: Atuação em Carreiras, Carreiras e Agentes

Gradue-se em artes teatrais ou frequente uma escola de atuação profissional
Gradue-se em artes teatrais ou frequente uma escola de atuação profissional.

Leia dicas sobre como entrar em ação superando obstáculos com sucesso

Em certo sentido, todos nós somos atores, mesmo que não recebamos milhões de dólares para atuar. O treinamento de atuação é inerente à maioria, pois é uma habilidade que desenvolvemos quando crianças, a fim de obter o que queremos dos outros. Pergunte a qualquer pai sobre as habilidades dramáticas de uma criança de dois anos em uma loja de brinquedos, por exemplo! Mas, à medida que envelhecemos, nosso instinto de criar um personagem, improvisar uma cena ou imitar outras pessoas é frequentemente substituído pela realidade de interagir com outras pessoas em um mundo mais mundano.

Um ator de sucesso deve aprender a explorar esse mundo imaginativo - como o mundo da primeira infância - para transformar personagens fictícios em uma realidade palpável, embora temporária.

Tornar-se um ator profissional pode ser simplesmente uma questão de estar no lugar certo na hora certa, ou pode significar anos de treinamento acadêmico e no mundo real.

Embora muitas escolas de artes cênicas ofereçam aulas de atuação para crianças
Isso não significa necessariamente cursos de atuação, embora muitas escolas de artes cênicas ofereçam aulas de atuação para crianças.

Apenas uma pequena porcentagem dos atores que trabalham chega às classes lucrativas de Julia Roberts ou Tom Hanks, mas é possível encontrar um emprego regular se você estiver disposto a fazer o trabalho braçal entre os empregos. Não é uma profissão para quem busca um salário garantido, mas para quem consegue sobreviver aos primeiros anos, a carreira de ator profissional pode ser muito gratificante artisticamente; no entanto, o aprendizado requer muita perseverança. Aqui estão algumas dicas de atuação para se tornar um profissional.

  1. Faça aulas profissionais quando criança. Isso não significa necessariamente cursos de atuação, embora muitas escolas de artes cênicas ofereçam aulas de atuação para crianças. Inscreva-se em aulas de dança ou aprenda um instrumento musical. Esta é uma excelente forma de aprender a interagir como artista solo ou como parte de um grupo. Os atores profissionais costumam ter aulas de 'movimento', que é apenas outra maneira de dizer instruções básicas de dança. Aqueles que sabem tocar um instrumento geralmente têm uma vantagem sobre os outros que precisam aprender a representar a ação como mímica. As aulas de dança podem ajudar a desenvolver a autodisciplina e a resistência física que muitas funções exigem.
  2. Torne-se um melhor observador do mundo ao seu redor. Poucos atores profissionais criam seus personagens completamente do zero. Antes de seguir a carreira de ator, passe um tempo observando as pessoas que você vê todos os dias. Ouça diferentes sotaques ou observe como diferentes pessoas andam. Algum dia você terá a oportunidade de basear um personagem em alguém que conheceu quando criança ou adolescente. Um ator deve ser um observador atento dos pequenos detalhes que muitas pessoas podem não notar, como expressões faciais ou linguagem corporal.
  3. Faça cursos de teatro, literatura e inglês no ensino médio. Atuação e escrita criativa trabalham lado a lado, então um artista deve entender como a linguagem e a composição funcionam. Como muitos filmes e peças teatrais são baseados em obras literárias, os atores devem aprender o máximo que puderem sobre os principais autores e gêneros. Atuar em uma das peças de Arthur Miller, por exemplo, seria mais fácil se a pessoa entendesse a época em que Miller escreveu. Para ter experiência prática em atuação, os atores também devem participar de clubes de teatro e teatro comunitário, sempre que possível.
  4. Gradue-se em artes teatrais ou frequente uma escola de atuação profissional. Nem todos os atores que trabalham hoje têm graduação em artes teatrais em faculdades ou universidades, mas muitos dos mais bem-sucedidos têm. Cursos universitários em artes teatrais podem dar ao ator bastante exercício de improvisação, desenvolvimento de personagem e interpretação. Todas essas são habilidades básicas que são uma ótima preparação para o mundo real de audições e produções. Alguns acham que um diploma de MFA (Master of Fine Arts) em artes teatrais pode ser uma boa maneira de entrar no mercado competitivo do teatro profissional. No mundo da atuação, nunca se pode ser muito educado ou muito experiente.
  5. A atuação profissional é 10% trabalho, 90% audições. Uma das coisas mais difíceis para os atores iniciantes aprenderem é paciência, e fazer testes para papéis exige muito disso. Muitas produtoras realizam audições abertas para papéis menores em filmes ou possíveis papéis principais em comerciais ou filmes industriais. Essas audições são chamadas de 'chamadas de gado' por uma razão. As salas de espera geralmente estão cheias de dezenas ou centenas de outros atores que parecem exatamente certos para o papel que você queria. Alguns participantes querem que você esteja preparado para apresentar um pequeno monólogo ou cantar uma música, enquanto outros podem apenas gravar em vídeo suas respostas a perguntas aparentemente aleatórias. Nunca se esqueça de que produtores e diretores procuram qualidades físicas e teatrais específicas durante uma audição. Os departamentos de maquiagem e cabelo geralmente podem consertar pequenas falhas, mas um ator deve ser capaz de demonstrar uma verdadeira compreensão do personagem durante o processo de audição. A audição raramente é um processo de uma etapa, portanto, esteja preparado para retornar para mais ligações e um escrutínio mais completo.
  6. Ao trabalhar para se tornar um ator, esteja preparado para ir para onde está o trabalho. Tornar-se um ator profissional pode significar sacrifício financeiro e pessoal. Se a sua comunidade local não oferece trabalho como ator suficiente, você pode ter que se mudar para uma cidade maior, mais notavelmente Nova York, Chicago ou Los Angeles. Alguns têm a sorte de encontrar trabalho logo após chegarem, mas outros podem passar anos fazendo testes para papéis. Esteja preparado para passar grande parte de sua carreira de ator não atuando. O que você precisa desenvolver é uma forte ética de trabalho, demonstração de habilidade e respeito pelo negócio. Uma carreira de ator profissional muitas vezes depende de um efeito dominó - uma pequena parte leva a um papel maior ou a uma apresentação ao diretor de elenco certo.
  7. Procure representação profissional. Milhares de pessoas estão tentando aprender a atuar. Diretores e produtores veem esses mesmos milhares de atores famintos todos os anos. Os que mais se destacam contam com agentes profissionais atuantes e publicitários que os promovem e representam. Arranjar os melhores empregos ou projetos não é fácil para um iniciante sem representação. Você precisará de alguém que possa fornecer fotos, currículos e clipes de seus trabalhos anteriores. Você também precisará de alguém que acredite em seu potencial como ator e trabalhe duro para abrir as portas para você no negócio. Se você tiver a sorte de encontrar um bom agente, está a caminho de se tornar um ator profissional estabelecido.

Os atores estão sempre estudando e encontrando novas maneiras de aprimorar suas habilidades. Cursos online de teoria da atuação e artes são extremamente úteis para aqueles que já têm diplomas, mas estão procurando maneiras de obter uma vantagem extra.

Artigos relacionados
  1. Como desenhar rostos?
  2. Aprendendo acordes de guitarra: siga estas instruções básicas de guitarra
  3. Aprenda a dançar lenta: instruções para dançar lenta
  4. Como aprender a dançar balé: movimentos, passos e técnica
  5. Como fazer adereços de palco?
  6. Como analisar um filme?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail