Como aprender a dançar balé: movimentos, passos e técnica
Gil Pacheco de Santos
• 8 min de leitura
Instruções para o bailarino iniciante
Como aprender a dançar balé
O balé é uma forma de dança clássica. Embora as bailarinas pareçam muito graciosas e delicadas, é necessária muita força para um desempenho adequado. Dançar nas pontas, ou sapatos de dedo do pé, é uma forma mais desafiadora de balé clássico e só é recomendado após anos de treinamento rigoroso. Bolhas e dores nos pés são um estilo de vida para qualquer dançarino de balé, especialmente quando uma dançarina começa na ponta.
Aprender essa forma de dança, na ausência de instrutores profissionais, não precisa ser uma façanha impossível (ou eu quis dizer pés?). Você pode comprar um par de sapatilhas de balé, mas se você não tem espaço no seu orçamento para isso, não se preocupe; simplesmente dance descalço. Se você planeja comprar chinelos, sua melhor opção seria visitar uma loja de roupas de dança. Então, se você encontrar um negócio melhor online, pelo menos você saberá o tamanho do pedido. O tamanho que você precisa não será o tamanho que você normalmente usa para calçados normais do dia a dia; será alguns tamanhos menores. Eles precisam caber confortavelmente e estar em conformidade com seus pés. Sapatos justos são essenciais porque você precisa ser capaz de sentir o chão.
O ballet possui 5 posições básicas que servem de base para etapas mais complicadas. Você aprenderá as posições adequadas para seus braços e pernas em cada uma dessas 5 posições. Vários vídeos infantis populares que demonstram a dança do balé podem ser encontrados na seção de brinquedos de muitas lojas. Você terá um instrutor ao vivo na sua própria casa por menos de 37€. Use estas instruções de dança para aprender os movimentos do balé e as técnicas básicas do balé.
As cinco posições
Primeira posição.
Fique em pé com os pés juntos. Faça seus calcanhares se tocarem. Os dedos do pé esquerdo ficarão voltados para a esquerda e os dedos direitos estarão voltados para a direita. Seus pés quase formam uma linha reta, exceto que os dedos dos pés apontam ligeiramente para a frente.
Coloque os braços na frente do corpo como se estivesse abraçando uma bola gigante.
Pressione os ombros para baixo e alongue o pescoço.
Suavize seus dedos. Nenhuma tensão em seus dedos é permitida.
Segunda posição.
Começar em 1 st posição e mover as pernas um pouco além ombro largura distante.
Coloque os braços ao longo do corpo na altura dos ombros. Os antebraços e as mãos ficarão ligeiramente voltados para a frente, de modo que fiquem tímidos em um ângulo de 180 graus.
Terceira posição.
Ficar em 1 r posição. Agora mova o calcanhar direito de forma que toque o arco do pé esquerdo. Esta é a 3ª posição.
Você também pode executar a 3ª posição do seu lado esquerdo. Mais uma vez, começa em 1 r posição. Desta vez, mova o calcanhar esquerdo e posicione-o de forma que encoste no arco direito.
Comece com os braços na 2ª posição, agora mova o braço esquerdo acima da cabeça como se estivesse pegando uma maçã de uma árvore. Imagine uma linha descendo pelo centro do seu corpo. Seu braço esquerdo nunca cruzará essa linha.
Quarta posição.
Começar em 1 r posição. Mova a perna direita na frente da perna esquerda para que elas fiquem separadas. Seus dedos do pé direito apontam para a direita, os dedos do pé esquerdo apontam para a esquerda. Você pode traçar uma linha reta do calcanhar do pé direito até os dedos do pé esquerdo, se estiver fazendo essa posição corretamente.
Volte para 1 st posição. Desta vez, mova o pé esquerdo para a frente e coloque-o na frente do pé direito. Este é considerado o lado esquerdo da 4ª posição.
Colocá-lo braços enquanto eles estavam em 3 rd posição, agora passar apenas o seu braço direito para fora na frente de você como se fosse em 1 st posição abraçando uma bola de praia.
Quinta posição.
Comece na 4ª posição e deslize a perna da frente para trás de modo que toque na perna de trás. Se você começou a 4ª posição com a perna direita à frente, o calcanhar direito tocará os dedos do pé esquerdo.
Como você pode ver, 3 rd, 4 th e 5 th posições pode ser feito em ambos os lados. Existe uma variação do lado esquerdo e do lado direito para cada uma dessas posições. Com um r e 2 nd posições, há apenas uma maneira para fazer isso.
Comece com os braços na 4ª posição e mova o braço direito acima da cabeça, assim como o braço esquerdo já está posicionado.
O balé tem requisitos rigorosos para o alinhamento corporal adequado. Quando você está executando qualquer uma das 5 posições básicas, há várias coisas importantes a serem lembradas.
Seus glúteos estarão sempre dobrados para baixo e os músculos abdominais sempre flexionados.
Pressione os ombros para baixo (não os curve para cima em direção às orelhas).
Mantenha o pescoço alongado.
Mantenha o queixo ligeiramente inclinado para cima.
Agora que você dominou as 5 posições básicas. Você pode tentar fazer alguns movimentos básicos. Discutiremos agora os seguintes movimentos: plié e grand plié. Eles são tradicionalmente feitos na parte inicial de uma sessão prática no bar. Uma barra é um corrimão de madeira preso a uma parede e é usada para praticar. Geralmente é afixado na parede em algum lugar entre a cintura e a altura dos ombros. Por enquanto, o encosto de uma cadeira da sala de jantar será suficiente.
O primeiro passo que você vai praticar é um plié. Plié significa dobrar. Pliés são uma versão mais graciosa de flexões profundas do joelho e constroem quadríceps fortes. Um demi plié é um movimento que pode ser feito em todas as 5 posições e pode ser descrito melhor como uma meia curva.
Para realizar um demi plié:
A partir de 1 st posição, comece a dobrar os joelhos ao descer para o chão até chegar a um ponto onde você não pode dobrar qualquer outra sem levantar os calcanhares do chão. Pare neste ponto.
Suba em direção à sua posição inicial. Ambas as partes descendentes e ascendentes de um demi plié são feitas cada uma com uma contagem de 2.
Tente fazer 10 demi pliés em todas as 5 posições. Lembre-se, por 3 rd, 4 th e 5 th posições que você vai precisar para realizar 10 pliés demi em ambos os lados esquerdo e direito. Pliés demi em 1 st e 2 nd posições pode ser feito com as mãos colocadas levemente na parte de trás de uma cadeira de sala de jantar. Não se incline ou se pendure na cadeira para equilíbrio ou apoio. Ao fazer demi pliés nas posições 3 a 5, você apoiará o braço esquerdo na cadeira quando estiver fazendo o lado direito, ou seja, a perna direita estará à frente. Seu corpo ficará perpendicular ao encosto da cadeira. Quando você estiver fazendo o lado esquerdo, seu braço direito descansará na cadeira.
Depois de dominar um demi plié em todas as 5 posições, você está pronto para grand pliés.
Para realizar um grande plié:
Começar em 1 r posição. Mantenha uma postura virtualmente ereta, como se estivesse sentado em uma cadeira com as costas apoiadas na cadeira. Mova a parte superior do corpo ligeiramente para a frente. Você não está se inclinando muito para a frente, mas nunca está tão ereto a ponto de arriscar arquear as costas.
Continue a manter a postura ereta e comece a dobrar os joelhos, descendo em direção ao chão. Isso fará com que seus joelhos fiquem para fora em qualquer direção. Vá o mais longe que puder sem levantar os calcanhares do chão.
Quando você não puder descer mais sem levantar os calcanhares, simplesmente levante os calcanhares e continue a descer em direção ao chão. Equilibre-se na planta do pé.
Faça a parte descendente de um grand plié e conte até quatro.
Pare quando suas nádegas chegarem perto dos calcanhares, mas não estiverem se tocando. Você não deve sentar-se sobre os calcanhares. Você ainda está segurando seu peso. No momento em que chegar a este ponto, é quando você começar imediatamente a subir para cima para eventualmente acabar em 1 st posição onde você começou.
Faça a parte ascendente e conte até 4.
Ao subir, toque os calcanhares no chão no primeiro ponto possível onde for natural (isso ocorre quando as pernas ainda estão dobradas) e continue até a posição inicial.
Faça grandes pliés em todas as 5 posições. Mesmo que com o demi plié, você estará fazendo pliés mais Grande em 3 rd, 4 th e 5 th posições porque você vai ter que fazer pliés Grande em ambos os lados esquerdo e direito.
Mesmo se você nunca fez um teste para uma companhia de dança de balé renomada mundialmente, fazer 20 minutos de exercícios de dança de balé por dia pode ser uma ótima forma anaeróbica de exercício que fortalece seus músculos e tem benefícios semelhantes a outras formas de treinamento de resistência, como levantamento de peso. Na verdade, há rumores de que muitos jogadores de futebol profissional fizeram aulas de balé para melhorar seu jogo. Se você finalmente decidir seguir adiante com o balé, terá fortalecido os músculos centrais e terá uma base sólida para avançar.
Dicas rápidas:
Se você não planeja comprar sapatilhas de balé, simplesmente dance descalço.
O encosto de uma cadeira da sala de jantar pode servir como uma barra de balé improvisada.