Uma dama de honra tem mais experiência na vida de casada do que a noiva, e seu brinde deve refletir esse fato. Em parte elogios, em parte bênção e em parte conselho, seu discurso deve fornecer uma visão que a noiva achará útil nos próximos anos. Quando você for convidada a se tornar uma dama de honra, passe alguns dias preparando um discurso instigante que será apreciado por toda a festa de casamento. E se você está se sentindo nervoso só de pensar em falar na frente de uma sala cheia de gente, pode se consolar com o lembrete de que naquele dia especial, todos os olhos estão voltados para a noiva.
Aqui estão as etapas para escrever um discurso da matrona de honra.
Lembre-se de momentos da vida da noiva que exemplificam seu caráter. Escolha momentos no passado em que você está realmente ali com a noiva para torná-lo pessoal e, portanto, especial. Você pode voltar aos dias de sua infância para identificar o início de suas idiossincrasias. Priorize todos os momentos que prenunciam seu relacionamento com o noivo ou o dia do casamento. Por exemplo, você pode recontar a história da noiva quando ela mantinha uma lista das coisas que ela queria em um marido quando era uma garotinha.
Partilhe momentos da noiva e do noivo juntos que dão esperança à sua vida de casal. Se você acabou de conhecer o noivo há um ano, pode compartilhar suas primeiras impressões sobre ele. Se ele é um conhecido da família há muito tempo, conte histórias sobre os dois quando eram mais jovens.
Resuma suas próprias histórias. Todo o evento é sobre a noiva, e nada do que você diga deve desviar a atenção desse tema. Pule todas as longas histórias sobre suas próprias experiências e restrinja-se apenas aos conselhos que se aplicam à noiva. Até mesmo seus momentos compartilhados sobre a noiva devem ser focados nela. E, principalmente, evite compartilhar tragédias e dramas em seu casamento durante esta feliz ocasião.
Evite compartilhar histórias que possam embaraçar a noiva ou criar constrangimento durante a recepção. Se você ainda não compartilhou essas histórias durante o chá de panela, é melhor mantê-las para você.
Ensaie vários dias por semana antes do evento. Certifique-se de que sua entrega seja tranquila e sincera. Pratique antes de um amigo de confiança e deixe-o apontar as deficiências e fazer recomendações. Você pode trazer uma folha de referências para não esquecer as partes importantes, mas evite trazer o discurso inteiro, pois você pode ficar tentado a lê-lo em vez de compartilhá-lo de coração.
Considere fazer uma apresentação especial em vez de um discurso. Se você tem habilidade para dançar, cantar ou tocar um instrumento musical, pode fazer uma apresentação única em homenagem ao casamento. Se você não é conhecido por tocar um instrumento ou dança, pode causar um impacto especial durante o evento, dedicando um tempo para praticar uma manobra coreografada ou uma peça musical. Você também pode fazer uma apresentação multimídiadivertida e comovente, mas certifique-se de que o equipamento esteja funcionando no próprio dia e forneça bastante backup no caso de sua apresentação principal falhar. Também é mais seguro ensaiar uma última vez algumas horas antes da apresentação. Por fim, fazer um trabalho artesanal especial para a noiva e depois desvendá-lo no próprio dia pode garantir o encantamento dos noivos e do público.
Seu ponto de vista particular como amigo íntimo da noiva e ex-noiva pode ser seu melhor trunfo ao escrever um discurso. Ao torná-lo significativo e sincero, você pode tornar o dia da noiva ainda mais especial.