O acabamento determina a estética de qualquer projeto de pintura. Existem muitos tipos de acabamento de pintura, e o revestimento a pó é um deles. O revestimento em pó é uma descoberta recente que foi usada pela primeira vez em 1967 na Austrália. É executado principalmente por meio de pulverização. Aqui estão algumas dicas sobre como usá-lo em seu próximo projeto.
Planeje o aplicativo. A preparação minuciosa é o requisito mais fundamental para o revestimento. A maioria das falhas do revestimento em pó ocorre por negligência ou conhecimento insuficiente. Certifique-se de ter diluente de tinta, uma escova de arame, pano macio, diluente de laca, um forno para curar e uma pistola de tinta de revestimento em pó antes de começar. Além disso, trabalhe em um local seguro para crianças, animais de estimação e idosos. A tinta é prejudicial à saúde, principalmente quando inalada ou ingerida. Trabalhe durante a semana, se possível, quando não há ninguém por perto.
Remova a corrosão e a tinta de revestimento velha das áreas de metal onde você planeja aplicar a tinta em pó. Use a escova de aço para remover a corrosão. Use o diluente para remover revestimentos de tinta antigos. Remova-os completamente, pois eles estragam a camada de pó. Isso permitirá um acabamento mais liso e fresco.
Em seguida, use diluente de laca. Ele irá polir os pontos onde você removeu a corrosão. Use um pano macio para secar o diluente depois. Repita o procedimento até que a área esteja lisa e brilhante.
Proteja as áreas que não precisam ser revestidas. Aplique fita adesiva ou fita adesiva nas áreas que você não deseja revestir. O revestimento em pó é difícil de remover, por isso tenha muito cuidado ao aplicá-lo. Enquanto isso, pendure ou ajuste a parte que precisa de revestimento.
Prepare a cor da tinta. Coloque a tinta na tampa da pistola de pintura a pó. Peça ao pessoal da loja de tintas um tom de cor ou peça conselhos se tiver dúvidas sobre tintas.
Use uma pistola de tinta em pó.Pulverize tinta sobre o material até que seja coberto com uma camada suficiente e uniforme. Coloque o material dentro do forno. Não se esqueça de retirar a fita adesiva do material antes de colocá-lo no forno. Verifique o material a cada vários minutos. Espere que a tinta pareça brilhante e úmida. Em seguida, aguarde mais 20 minutos para obter o melhor resultado de cura. Observe que uma reação química, chamada de reticulação, é disparada conforme o processo de cura ocorre. O revestimento em pó obtém suas propriedades desejáveis por meio dessa reação química. Existem duas técnicas diferentes de aplicação de revestimento em pó. A primeira técnica é cobrindo o item com pó fluidizado. O item pode ser carregado eletrostaticamente ou não. Esta primeira técnica é a usada nas etapas acima. Enquanto isso, a segunda técnica é carregar eletrostaticamente a tinta em pó antes de borrifá-la no item. Além disso, você deve entender que existem dois tipos principais de pó disponíveis para fins de acabamento. O primeiro tipo é o pó termoplástico que derrete novamente quando aquecido. O segundo tipo é o pó termoplástico resistente ao calor. Isso não derrete quando aquecido.
Aprender a pintar corretamente é essencial para quem se orgulha de poder realizar projetos sem a necessidade de contratar um profissional. Ao aprender todas as etapas do processo de pintura, incluindo o acabamento, você poderá economizar muito dinheiro no longo prazo.