Como escrever uma canção popular: estrutura da canção?
Eduarda Alves de Paiva
• 3 min de leitura
Existem muitos tipos de música que estão no ar hoje em dia e entre os muitos tipos que ganham popularidade estão as canções folclóricas. Enquanto há aqueles que acreditam que apenas músicas da década de 1960 contariam como canções folclóricas reais, muitos outros acreditam que músicos como Leadbelly, Ani DiFranco e Alison Krause são cantores folk tão autênticos quanto Bob Dylan ou Woody Guthrie. A popularidade das canções folclóricas vem do coração que a canção tende a ter. Semelhante ao country e ao bluegrass (pode-se dizer que ambos descendem da tradição folclórica), as canções folclóricas tendem a ter uma história ou, em outros casos, eram usadas como música de protesto.
Pense no versículo, depois no título... verso, depois no título. Quando se trata da estrutura da música, considere seguir a estrutura geralmente usada para canções folclóricas. Para representar a estrutura, a letra "A" é usada para representar os versos de uma música. A letra "B" então representa a presença de um coro. E a letra "C" representa onde ocorre a ponte. As canções folclóricas tendem a usar a forma de canção AAA (também conhecida como forma de canção de uma parte). Essas canções consistem em vários versos que, na verdade, contêm uma linha repetida, senão o título da própria música, como a última linha de cada verso. Considere, por exemplo, a canção clássica "Bridge Over Troubled Water" e compare para Bad Romance de Lady Gaga. Enquanto a música de Lady Gaga repete um refrão e refrão em diferentes partes de sua música, a música de Simon & Garfunkel passa por vários versos, mas termina cada conjunto de versos com uma linha semelhante.
Um verso tende a ser frases de quatro compassos de oito, doze, dezesseis ou vinte e quatro. Esta não é, entretanto, uma regra formal e pode ser quebrada para acomodar qualquer comprimento necessário quando se trata da letra de uma música. Normalmente, no entanto, o número de frases de compasso em um verso antes dos sucessos de título / tema repetidos tende a ser igual em número, dando à música uma sensação fácil de seguir quando ocorre o primeiro título / tema repetido.
A luta é o cerne da música. As canções folclóricas são canções nascidas de compositores que queriam dar voz à luta de um povo. Seja uma declaração politicamente carregada ou uma luta pessoal para encontrar fé e esperança, as canções folclóricas falam da dor com todos os cinco sentidos e expressam a luta para superar isso. Lembre-se de que as palavras não precisam ser muito diretas. A história de sua música pode ser velada por metáforas ou misturada com analogias. Mas quanto mais próximo você o mantiver de uma honestidade emocional, melhor. Afinal, as canções folclóricas tendem a ser mais verdadeiras do que chamativas.
Simplesmente memorável. Por fim, lembre-se de que as canções folclóricas são o próprio exemplo de simplicidade que retém ser memorável na cabeça. Embora a letra completa de uma música possa não ser lembrada, simplesmente sabendo o título Kum Baya ou A Case of You de Joni Mitchell, pode-se facilmente cantarolar a melodia da música devido ao seu aspecto repetitivo. Para evitar escrever uma música que soe monótona, no entanto, considere mudar o tom entre alguns dos versos posteriores. Uma mudança para cima ou para baixo pode aumentar ainda mais a sensação emotiva da história que você deseja contar por meio da música.