Dicas de fabricação de cerâmica para criar seu próprio vaso de flores
Você já esteve no centro do jardim de uma loja e se perguntou como eles fazem aqueles vasos de flores de terracota? Bem, se você já fez isso, aqui estão alguns passos fáceis sobre como fazer sua própria cerâmica de jardim. Contanto que você não tenha medo de bagunçar um pouco e esteja disposto a se divertir um pouco, é um processo fácil.
Existem 2 maneiras diferentes de fazer um vaso de flores. Ambos os processos serão explicados abaixo em detalhes, mas primeiro...
Etapas preliminares antes de iniciar projetos:
Obtendo a argila - A primeira coisa que você deve fazer é comprar a argila que usará. Para fazer isso, localize uma loja de materiais de arte, loja de artesanato ou loja de materiais para professores em sua área. Muitos desses lugares não terão argila em estoque - embora, se você tiver sorte, eles terão. Na maioria das vezes, você terá que fazer um pouco de planejamento e pedir à loja que encomende a argila para você. Você poderá escolher entre dois tipos de argila: cinza regular e terracota. Embora você possa usar cinza regular para este projeto, terracota é a melhor escolha. Isso porque a argila de terracota é cheia de pequenos grânulos que permitem que ela respire; as plantas cultivadas nesses vasos costumam ser maiores e mais saudáveis. A argila de terracota pode ser um pouco mais caro do que o cinza, mas vale a pena para plantas mais saudáveis!
Preparando a argila- Preparar a argila é o primeiro passo importante em qualquer projeto de cerâmica. Use estas dicas de fabricação de cerâmica para começar. Primeiro, você precisa amassar sua argila.
Para começar a amassar a argila, retire um pedaço considerável da bolsa. Lembre-se do tamanho do vaso de flores que você gostaria de fazer. Um pedaço um pouco maior do que caberá em sua mão provavelmente será suficiente. Agora comece a enrolar a argila nas mãos e na mesa, como faria com a massa de pão. A ideia por trás disso é tirar todas as bolhas de ar da argila para evitar bolhas de ar depois que a argila for seca e cozida. Depois de sentir que o seu pedaço de argila está sem bolhas de ar, você está pronto para passar para a próxima etapa.
O próximo passo é cometer algum deslize. Pegue uma tigela de água (deve estar cerca de metade). Pegue a sua bolsa mais uma vez e retire um punhado de argila. Você também deve ter um garfo pronto para misturar. Pegue a argila e coloque na tigela, depois pegue o garfo e amasse e misture até que a argila e a água formem uma pequena sopa de argila. Isso é chamado de deslizamento e será usado para colar suas bobinas ou placas de argila. Lembre-se de manter a combinação úmida durante a construção do vaso de flores.
O primeiro passo para fazer o vaso de flores é começar a desenrolar a primeira laje. Pegue qualquer tipo de rolo - embora a madeira funcione melhor - e comece a enrolar e achatar a argila, transformando-a em uma placa com cerca de um quarto de polegada de espessura. Um pouco mais grosso está bem se essa for sua preferência.
Depois de lançar uma quantidade substancial de argila, você pode começar a cortar as placas. Para cortar basta usar uma faca de manteiga ou algo semelhante (não precisa ser muito afiada).
A primeira coisa que você deseja cortar é o fundo do seu vaso de flores. Tradicionalmente, ele será redondo, embora possa ser quadrado. Depois de cortar e decidir o tamanho da parte inferior, você pode começar a cortar as laterais.
Agora você está pronto para cortar os lados. Isso pode ser feito em uma grande laje, a menos que você esteja fazendo um quadrado; nesse caso, cada lado será separado. A parte inferior da lateral deve ser um pouco mais longa do que a circunferência da parte inferior.
Em vez de os lados altos da laje lateral subirem como um quadrado, eles devem inclinar ligeiramente para fora. É uma preferência totalmente pessoal, mas os ângulos devem estar entre 35 graus e 45 graus, dependendo do tamanho que você escolheu. Isso permitirá que o lado do seu vaso se expanda quanto mais você sobe no vaso, no estilo clássico de vaso de flores.
A última peça a cortar é opcional. Muitos vasos de flores tradicionalmente têm uma borda que se estende por cerca de um quarto de polegada e tem cerca de uma polegada de altura. O tamanho dependerá, é claro, do tamanho do seu pote. O comprimento do lábio deve ser apenas cerca de um oitavo de polegada a um quarto de polegada mais longo do que a parte superior do lado do vaso de flores.
Comece juntando sua argila. Para este processo, você precisará de um garfo e da cunha que fez na etapa anterior. Para concluir a construção do seu pote, você precisará pontuar o seu barro. Aqui estão as etapas para pontuar e construir seu vaso de flores:
Primeiro, pegue o fundo redondo que você cortou. Pegue o garfo e comece a riscar as linhas ao redor da borda inferior. Quando terminar, deve haver uma borda de linhas marcadas ao redor da borda lateral da parte inferior. Depois disso, você pegará o lado que cortou e o colocará com a parte interna voltada para cima. Comece marcando uma borda de meia polegada ao redor da parte inferior da lateral também. Uma vez que eles são colocados juntos, você notará que as bordas do lado se sobrepõem. É por isso que você deve marcar uma borda de linhas para cima e para baixo nas laterais também. Segure a lateral e simule como ficará quando arredondada. Você precisará pontuar o lado interno de uma borda e o lado externo da outra.
Depois de marcar suas peças, você precisará agora do deslize que fez anteriormente. Pegue o dedo ou o garfo e comece a colocar a barbotina sobre as linhas marcadas do fundo da panela. Você vai querer aplicá-lo com cerca de um quarto de polegada de espessura. Se você aplicar essa espessura, deverá aplicar apenas na parte inferior e não nas laterais. Após a aplicação da barbotina, pegue a laje lateral e coloque-a em volta do fundo. Quando colocado, pressione firmemente com os dedos ao redor das bordas que foram marcadas. A tira entrará nas linhas vincadas, segurando firme, e uma vez que você tenha pressionado ambas as peças de argila juntas, a tira funcionará como um cimento, prendendo as duas peças de maneira sólida.
Agora faça a mesma coisa com o lado. Prenda ambas as bordas dos lados usando deslizamento e pressão de seus dedos. Uma vez que o fundo e as laterais estejam protegidos com a marcação e deslizamento, você deve ter uma estrutura sólida para o seu vaso.
Alise a cunha que saiu pelas bordas das placas com os dedos. Nunca é demais ter uma pequena tigela de água disponível para manter as superfícies úmidas. Continue a suavizar as bordas até que fiquem do jeito que você deseja. Esta parte é meramente estética, portanto, é sua decisão o quão preciso você deseja que pareça. Pode ser necessário usar um pouco de água para manter a barbotina úmida durante todo o processo; isso dará à argila e ao deslizamento uma aparência lisa e nítida. Você pode precisar de um pouco mais de tempo para alisar as laterais, pois a sobreposição causará uma superfície irregular. Uma esponja macia pode ser usada para alisar as superfícies.
Conecte a borda no vaso de flores. Mais uma vez, esta parte é opcional. Se você optar por adicionar uma borda, ela deve ser fixada da mesma forma que você cimentou as outras duas peças. Lembre-se de usar bastante deslizamento para prender o lábio. Ele sempre pode ser limpo e / ou alisado após a conclusão da construção.
A última pequena etapa a ser concluída é rápida e também opcional. É comum fazer um pequeno orifício redondo no fundo da panela. Isso é usado para drenagem. Para fazer o buraco, pegue sua faca e corte um círculo no interior do pote. Tente manter o orifício com cerca de 0,5" de diâmetro.
Deixe seu vaso de flores secar por pelo menos 48 horas. Enquanto a argila está secando, fique de olho nela. Certifique-se de que sua argila não comece a rachar. Se começar a rachar nas primeiras 12 a 24 horas, sua argila ainda pode estar úmida o suficiente para você reparar as rachaduras com água e escorregar. Após esse período, você não deve aplicar água ou barbatana na argila seca. Não funcionará para reparos e quaisquer rachaduras que você possa ter perdido estarão lá permanentemente. É por isso que é muito importante ficar de olho nele nas primeiras horas.
A última etapa é queimar sua panela. Você precisará queimá-lo em algo chamado forno. Um forno é basicamente um grande forno onde a argila é cozida. Os fornos podem ser comprados em lojas de materiais de arte, mas podem ser caros. Se preferir não adquirir o seu próprio forno, existem outras opções. Escolas de segundo grau, programas de artes universitárias e lojas de cerâmica locais às vezes têm fornos com horários de funcionamento públicos. Ligue para sua área local para ver se você pode obter acesso a um forno por meio de uma dessas organizações.
O vaso de flores em espiral
Para começar seu vaso de flores em espiral, pegue um punhado de argila; quebrar um pouquinho e ficar rolando na sua mão. Role-o nas mãos ou role-o sobre a mesa. Faça isso repetidamente e comece a criar bobinas de argila com cerca de 15 centímetros de comprimento e um quarto a meia polegada de circunferência. É melhor fazer cerca de 10 bobinas de cada vez; isso o ajudará a garantir que eles permaneçam úmidos. Como as bobinas foram feitas com as mãos, muita umidade foi removida delas, então elas vão secar muito mais rápido do que o resto da argila. Não faça mais bobinas do que você pode manipular.
Agora você está pronto para começar a construir seu vaso de flores. Comece com a parte inferior pegando uma bobina, o garfo e um pouco de deslizamento. Comece a marcar as linhas na lateral da bobina e, em seguida, comece a aplicar o deslizamento. Quando a cunha e as linhas estiverem completas, comece a espiralar a bobina, criando um fundo redondo. Continue pontuando e deslizando até que a parte inferior da bobina em espiral fique do tamanho que você deseja. Assim que isso acontecer, continue as bobinas no topo da última bobina que você criou. Continue construindo para cima com suas bobinas, marcando e escorregando o tempo todo. Com cada bobina que se estende para cima, tente estendê-la ligeiramente para fora, de modo que o vaso de flores tome a forma clássica de vaso de flores.
O lábio que foi conseguido acima também pode ser alcançado neste processo, basta construí-lo com bobinas em vez de uma placa.
Uma vez que o vaso de flores é construído com as espirais e a barbotina, agora você está pronto para alisar a argila. Nesta etapa, você tem duas opções. Você pode pegar mais deslizamento e água e alisar as laterais inteiras e o fundo. Isso lhe dará a aparência de um vaso de flores em forma de placa, apenas construído de uma maneira diferente.
Você também pode optar por deixá-lo com a aparência de bobina. Ao fazer isso, você pode simplesmente pegar seus dedos ou uma esponja e alisar o excesso de deslizamento nas rachaduras entre as bobinas. Para isso, uma esponja pode funcionar um pouco melhor do que um dedo.
O vaso em espiral precisará secar pelo mesmo tempo que o vaso em forma de placa. Em seguida, ele pode ser disparado da mesma maneira.
Você também tem a opção de pintar seu novo pote depois que ele for totalmente queimado. Você deve primeiro selar o interior do pote com algumas camadas de poliuretano para evitar que o excesso de umidade danifique a pintura; então você pode usar tintas acrílicas para decorar seu pote. Sele a parte externa com outra camada de poliuretano para um acabamento durável e brilhante.
Ferramentas necessárias:
Argila
Tigelas
Forquilha
Faca
Dicas rápidas:
Sempre mantenha uma tigela de água disponível!
Fique de olho no seu vaso enquanto ele está secando!