Como usar a máquina de perfuração fácil de bordar?
Luciana Correia de Araújo
• 5 min de leitura
O bordado com agulha de punção também é conhecido como pintura de linha porque a aparência e o toque da saída são muito semelhantes aos da pintura a óleo. O conceito é muito simples. O fio ou linha é empurrado através de um pedaço de tecido com uma agulha oca. Isso deixa um laço tufado de fio do outro lado do tecido. Ao perfurar repetidamente o fio através do tecido, uma pilha colorida é criada. Usando fios de cores diferentes, desenhos intrincados podem ser feitos de laços de fios. Na década de 1980, o Easy Punch foi inventado, o que reacendeu o interesse por este ofício. Esta máquina de bordar funciona com bateria ou eletricidade com a ajuda de um adaptador especial. Se você quisercrie designs personalizados em seus jeans, camisetas, travesseiros, colchas e muito mais, pegue sua máquina de bordar Easy Punch e siga as etapas deste artigo.
Adquira os materiais necessários para o projeto do bordado. Se você planeja bordar em uma peça de roupa, certifique-se de lavá-la e passá-la antes de iniciar o projeto. Faça o mesmo se for usar um pedaço de tecido para o bordado. As cores e o tipo de linha que você precisa usar no Easy Punch serão baseados no padrão que você deseja bordar no tecido. Você pode obter online padrões de bordado com agulha de puncionamento, que você pode imprimir e copiar em seu tecido. Você também pode ir a qualquer loja de artesanato ou tecido e comprar um modelo para passar a ferro de sua escolha. Depois de ter o padrão, vá em frente e prepare os fios que você usará. Você pode utilizar algodão, seda, rayon, fio dental de bordar e quaisquer outros fios que não prendam no agulha de bordado.
Prepare o tecido e monte a linha no Easy Punch. Transfira ou copie o padrão de bordado no verso do tecido. Se você adquiriu um modelo para camisetas, certifique-se de consultar as instruções que acompanham a embalagem. Insira o passador de linha da máquina pela ponta da agulha até ver sua ponta sair na parte superior da ferramenta. Insira o fio ou fio dental pelo orifício do passador, deixando alguns centímetros de ponta. Puxe suavemente o passador de linha para fora do eixo da agulha. Puxe a linha na base do Easy Punch até que você fique com cerca de cinco centímetros de linha na ponta da agulha. Gire a máquina de bordar até ver um orifício na lateral do cilindro da agulha. Pegue o passador de linha mais uma vez e insira-o no orifício da agulha. Insira o fio ou fio dental no passador de linha e puxe-o pelo olho. Puxe a linha novamente até que você fique com cinco centímetros de cauda.
Pegue o seu tecido e insira-o em um bastidor de bordar. Prenda o tecido e estique-o sobre o anel interno do bastidor de bordar. Certifique-se de que o padrão esteja centralizado e voltado para fora. Prenda o anel superior e trave-o no lugar. Segure a máquina Easy Punch de forma que o lado fechado da agulha fique voltado para a palma da mão e o lado aberto da agulha fique alinhado com a unha do polegar. Ao posicionar a agulha da máquina sobre o tecido, certifique-se de que ela esteja voltada para a sua esquerda na direção em que você perfurará a linha.
Comece a perfurar o fio ou a linha. Aplique pressão suficiente no Easy Punch para que o tecido toque na alça da máquina. Levante a agulha alguns milímetros do tecido e, em seguida, mude a posição da agulha alguns milímetros antes de perfurar o tecido mais uma vez. Tenha cuidado para não puxar a linha completamente. Repita o processo até completar uma linha. Para iniciar uma nova carreira, posicione a agulha de forma que fique voltada para a área do tecido que ainda não foi bordada. Continue perfurando até cobrir toda a área. Sobreponha alguns pontos para travar a linha no lugar antes de cortá -la. Substitua a linha por uma cor diferente necessária e termine de bordar o resto do seu padrão.
Se você está apenas começando, é aconselhável que você opere a máquina Easy Punch com baterias primeiro porque é muito mais lenta dessa forma. Se você conectá-lo, a máquina pode executar até mil pontos por minuto. Se você deseja criar texturas diferentes em seu trabalho, tente usar diferentes comprimentos de agulhas ou diferentes tipos de fios. Lembre-se de que fios mais grossos criam looks mais arrojados para o seu bordado.