Uvas são frutas deliciosas que podem ser transformadas em vinho. Além de suas qualidades comestíveis, as folhas e as vinhas podem ser usadas para o artesanato, e a videira como um todo é uma bela faceta do seu jardim. Para garantir uma videira com aspecto excelente e saudável, a preparação cuidadosa da sua vinha, o conhecimento sobre o plantio adequado e os cuidados com a videira, entre outros detalhes, são essenciais. Se você deseja cultivar videiras em seu jardim, seja para vinho ou para uvas de mesa, siga estas etapas correspondentes para evitar erros de cultivo de uva.
Escolha o local. Embora as uvas sejam fáceis de cultivar em muitas áreas, a maioria não dará frutos se não receberem muita luz solar. As uvas gostam de temperaturas quentes e exposição ao sol. Se você está atrás das frutas, escolha um local onde suas vinhas recebam mais luz solar. Cultivá-los em áreas sombreadas é ideal para fins decorativos. As uvas também se dão bem na maioria dos solos, porém é melhor plantá-las onde haja uma boa drenagem ou capacidade de retenção de água. Será muito melhor se você puder plantar em um terreno inclinado, pois as encostas são normalmente bem drenadas e com baixo teor de matéria orgânica. Lembre-se também de escolher um local protegido de ventos extremos.
Escolha a variedade de uva com cuidado. Considere o clima ao escolher a variedade de uva. Embora as uvas cresçam em climas quentes, elas não produzem frutos de qualidade e não dão um bom vinho quando amadurecem em climas muito quentes. Variedades que amadurecem tarde e são mais resistentes ao apodrecimento são preferíveis.
Construa sua treliça antes mesmo de plantar as vinhas. A treliça pode funcionar como estrutura arquitetônica e decorativa para seu vinhedo. Para começar a treinar a videira assim que ela começar a crescer, uma treliça para a trepadeira escalar deve estar prontamente disponível.
Providencie redes para afastar as aves. Para proteger suas vinhas, detenha os pássaros fornecendo redes para a vinha. Você também pode usar fitas flash ou tiras brilhantes de papel alumínio para mantê-los efetivamente afastados.
Pratique boas condições de saneamento. Problemas causados por fungos são prejudiciais ao crescimento das uvas. Para controlar esses problemas, corte as folhas durante a estação de crescimento para aumentar o fluxo de ar. Remova folhas, frutos e videiras afetadas pelo míldio.
Alimente as uvas com água. Embora prosperem em condições de calor, a água é um nutriente importante que torna as uvas doces e fartas. Eles precisam ser regados abundantemente e completamente, mas com pouca freqüência. Observe que muita água pode causar clorose de ferro ou amarelecimento das folhas devido à deficiência de ferro. Em casos graves de clorose de ferro, as vinhas crescerão e produzirão de maneira bastante inadequada.
Evite fertilização excessiva. Muito fertilizante vai produzir mais folhas do que frutos. Quantidades moderadas podem ser usadas durante os primeiros dois anos, mas depois evite fertilizar, a menos que o solo necessite de potássio ou fósforo.
Conheça mais fatos e informações sobre o cultivo de uvas, pois o conhecimento é sempre uma força para evitar erros.