O couro de vaca tem muitas finalidades decorativas. Em alguns casos, também é usado para vários fins funcionais, como para mastigar ossos de um cão. Para decoração, o couro bovino é utilizado em tapetes, tapeçarias e também em roupas, como jaquetas e sapatos. A cura do couro bovino é uma boa forma de reduzir o desperdício, pois todas as partes do animal são utilizadas após o abate.
Cure adequadamente o couro de vaca
Quando você cura adequadamente o couro de vaca, ele parecerá limpo e será durável. Esta etapa é, portanto, importante no processo de preparação do couro de uma vaca para seus diversos usos.
Limpe a pele de qualquer carne. A primeira etapa envolverá limpar a pele manualmente. Você precisará de uma faca, raspador ou qualquer objeto afiado para raspar qualquer carne, gordura ou músculo que ainda esteja grudado na pele. A melhor maneira de fazer isso é prender a pele em uma mesa ou tábua (usando tachas) e raspar manualmente qualquer coisa indesejada que ainda esteja presa.
Lixe a pele para desinfetar. Depois de remover toda a carne, gordura e outros detritos, você precisará desinfetar o couro. A desinfecção removerá quaisquer microrganismos ou parasitas que ainda possam estar presentes na pele. Se não forem desinfetados, eles podem corroer a pele, resultando em fraqueza, fragilidade ou rasgamento. Misture água e alvejante em uma cuba ou balde (um balde de 5 ou 10 galões normalmente serve), de preferência um não metálico. Mergulhe o couro de vaca na mistura de água sanitária por pelo menos 24 horas.
Enxágüe e depois mergulhe em água salgada. Após 24 horas, enxágue bem o couro para remover a água sanitária. Em seguida, você precisará mergulhar o couro de vaca em uma mistura de água e sal-gema. Deixe a pele imersa na mistura de água salgada por pelo menos 24 horas. Após 24 horas de imersão, enxágue bem o couro da vaca em água doce.
Salgue o couro. Seque a pele e depois estique-a sobre uma mesa ou plataforma com o lado peludo sobre a mesa (o interior da pele deve ficar voltado para fora). Esfregue sal-gema na superfície da pele, e manter a superfície coberta com sal. Você precisará de uma correspondência individual de sal e couro por peso, o que significa que meio quilo de couro precisará de meio quilo de sal. Certifique-se de que todas as superfícies da pele estão cobertas. Deixe o sal na pele por pelo menos duas semanas para garantir que toda a umidade seja bem absorvida pelo sal.
Seque o couro ao sol. Após duas semanas, pendure o couro para secar ao sol. Deixe-o neste estado até que a pele pareça estar curada.
Sugira esfregar óleo de amendoim
Neste ponto, a pele já pode ser curtida, cortada ou utilizada da forma que se pretenda. Alguns sugerem esfregar óleo de amendoim ou qualquer outro amaciante para garantir que a pele fique macia depois de curada.
O mesmo processo pode ser usado em outras peles de animais, que podem ser usadas para diversos fins. Couro de vaca, couro de ovelha e outras peles de animais podem ser adquiridos em açougues e matadouros. Geralmente são vendidos a preços baixos, especialmente para compradores no atacado.