Como Utilizar Estratégias Básicas em Fotografia com Luz Natural?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 3 min de leitura
Qualquer pessoa que tenha uma câmera aponte e dispare (digital ou não) geralmente aprende com a experiência ou com a sorte quando consegue uma boa foto. Os fotógrafos profissionais consideram a luz, a composição e o assunto como elementos importantes para tirar uma ótima foto. A luz é um fator crucial para fazer o objeto se misturar com a composição. Toda imagem feita por um profissional deve possuir bons elementos de iluminação, ou será um fracasso.
Em termos de luz natural, a principal fonte de iluminação é o sol e a forma como a sua luz se reflete nos arredores. A melhor maneira de lidar com esse tipo de iluminação é cronometrando quando filmar uma determinada composição. O momento em que você pretende tirar a foto dita a direção, a intensidade e as cores que podem afetar sua fotografia.
Alvorecer. O sol geralmente emite um tom laranja-avermelhado brilhante ou um tanto rosado na primeira hora da manhã. Desta vez, é ótimo para criar fotos discretas, mas vividamente dramáticas. A paisagem, o contorno do objeto ou mesmo o sol nascente seriam ótimos temas para o tipo de iluminação que essa luz natural oferece.
De manhã cedo. O sol se levanta gradualmente no céu à medida que lança sombras longas e suaves com sua tonalidade amarelada no céu mais baixo. Ele pode criar um lindo halo ao redor dos objetos. A maioria dos fotógrafos profissionais prefere esse tipo de luz natural.
Meio-dia. Quando o sol se põe no céu, o ambiente assume um tom azul brilhante. Você pode criar imagens com cores fortes e contrastantes, sombras curtas e iluminação extremamente intensa para um apelo bidimensional. Naturalmente, as áreas escuras são facilmente iluminadas durante esse período.
Meio-dia. O sol emitirá um tom azulado mais suave e menos intenso, criando a iluminação natural ideal. Neste momento, a iluminação lateral criará luz e sombras simultaneamente. Este efeito acentua a profundidade sem ser insuportável. Ele também traz texturas de superfície.
Noite. As últimas horas de luz do dia mostram o sol se pondo rapidamente no céu. Produz um tom quente e rosado semelhante ao amanhecer. Isso dá ao cenário uma atmosfera animada e um apelo urbano. Este é um dos melhores momentos para iluminação natural.
Pôr do sol. Esse tipo de iluminação é, na verdade, o reverso do amanhecer. Quando o sol está baixo no horizonte, um vermelho brilhante é lançado sobre tudo, mas com um efeito mais suave. Ótimo para fotos dramáticas e exageradas.
Crepúsculo. Como geralmente será escuro e incolor durante este período, isso ainda oferece uma ocasião magnífica para tirar fotos mais interessantes contra uma fonte de luz. Pode ser a lua ou outras formas de luz artificial que podem capturar os detalhes do assunto.
Não importa a hora do dia em que você pretende fotografar o assunto, cabe a você reconhecer os benefícios em várias situações. A iluminação lateral pode suavizar o assunto. A retroiluminação com um fundo muito pequeno é excelente, mas necessita de um manuseamento cuidadoso. A iluminação frontal é geralmente a mais segura, embora seja a mais comum. O domínio da fotografia com luz natural é uma técnica útil, pois você não precisa de muitos equipamentos - embora esteja sujeito aos elementos.