Poucas pessoas realmente gostam da experiência de comprar um carro usado. Muitas vezes, os compradores se preocupam com a condição mecânica do carro, enquanto outros se preocupam com quanto tempo levará para que o carro comece a parecer antiquado. Pareça um profissional ao comprar um carro usado e faça sua próxima compra com confiança. Você não tem que simplesmente andar por aí e chutar os pneus. Aqui estão algumas coisas a serem observadas ao fazer sua próxima compra de carro usado:
Avaliação. Antes de começar a falar sobre o preço de um carro usado, você deve ter uma boa ideia de quanto vale. Verifique os três grandes sites que oferecem avaliações: kbb.com, edmunds.com e nadaguides.com. Se um carro for oferecido significativamente abaixo de seu valor, você deve estar mais do que um pouco desconfiado do motivo pelo qual o vendedor está oferecendo um desconto tão alto. Embora possa ser que ele esteja com pressa para vender o carro, é igualmente possível que o vendedor esteja escondendo uma falha.
Interior. O interior deve apresentar sinais de desgaste adequados à idade do carro. A maioria dos carros apresenta maior desgaste no assento do motorista. Depende realmente de você definir os padrões que definirá para os interiores. Se você está procurando um interior de couro em boas condições, planeje pagar mais por ele.
Fumaça de cigarro. A maioria dos não fumantes prefere fortemente um carro que não tenha sido fumado anteriormente. Pessoas com alergia ou asma também se preocupam muito com isso. Esteja ciente de que o carro pode não cheirar a fumaça imediatamente, mesmo que tenha sido fumado. Procure por coisas como pequenas queimaduras de cigarro nos assentos ou apoios de braço. Verifique o cinzeiro. Você pode ver as cinzas restantes? Às vezes, os vendedores tentam usar desodorizantes fortes ou ambientadores perfumados para mascarar o cheiro dos cigarros.
Exterior. Amassados, amassados e arranhões. A importância disso depende de você. A estética depende inteiramente do comprador individual. Você descobrirá que alguns compradores estão muito interessados na aparência do carro, possivelmente a ponto de estarem dispostos a sacrificar outros fatores, como a condição mecânica.
Por outro lado, você deseja examinar de perto a pintura. É uma repintura? Algumas partes do carro são opacas ou têm uma cor diferente das outras? Nesse caso, você pode apostar que o carro provavelmente foi destruído.
Outra maneira de saber se um carro foi danificado é observar atentamente onde os painéis de metal se alinham. Os carros não danificados não têm grandes espaços ou ajustes excessivamente apertados entre os painéis. As substituições quase nunca são tão boas quanto o original e raramente se alinham tão bem quanto o trabalho original da fábrica.
Motor. É difícil determinar a condição do motor sem desmontá-lo, mas existem algumas coisas que você pode verificar. Olhe ao redor da junta do cabeçote para ver se há sinais de vazamento. Verifique se há vazamentos embaixo do carro. Você pode dizer que tipo de vazamento está olhando pela cor do fluido. No verão, não se preocupe só porque você vê algum fluido embaixo de um carro. Pode ser apenas condensação da unidade de condensação do ar condicionado.
Se você tiver algum tempo, verifique as velas de ignição. Você pode aprender muito sobre como o motor está funcionando olhando para as velas de ignição. Puxe-os para fora e examine-os atentamente em busca de sinais de superaquecimento, queima de óleo ou falha de ignição.
Execute um relatório carfax. Os relatórios do Carfax detalham a história do carro. É importante fazer um relatório sobre um carro para ter certeza de que a leitura do hodômetro é razoável e que o carro não foi seriamente danificado ou destruído.
Carros usados certificados. Nos últimos 10 anos, alguns revendedores começaram a certificar alguns de seus carros usados. Algumas dessas certificações realmente significam muito, enquanto outras são apenas mais uma jogada de marketing. Se um revendedor está disposto a fazer backup de sua certificação com uma garantia, provavelmente é legítimo. Caso contrário, não coloque muito na "certificação" de um revendedor.
Ao fazer um test drive com um carro usado, observe se há fumaça saindo do cano da cauda ao ligar o carro. Ouça chocalhos ou sons irritantes. Dirija com o rádio desligado! Ouça o motor e certifique-se de que a transmissão muda suavemente e no horário. Verifique se todas as janelas e fechaduras funcionam corretamente.
Bons carros usados se vendem. Um revendedor ou indivíduo com um carro usado de qualidade a um preço razoável não tentará "forçar" ou vender o carro em excesso. Em vez disso, carros usados de qualidade devem ter vários compradores ansiosos para obter um carro tão bom primeiro.