Existem tantas técnicas para criar com pastéis oleosos - seria quase impossível e desnecessário aprender todas elas antes de começar. Em vez disso, é aconselhável conhecer algumas técnicas básicas e depois aprender por meio da prática, do estudo e da experimentação.
Então vamos começar.
As ferramentas sugeridas para o trabalho com pastel a óleo incluem sua superfície (sugiro começar com papel para aquarelas), um conjunto de pastel a óleo (conjuntos de estudante são um bom começo) e algumas ferramentas de mistura / raspagem, como palitos de mistura e uma espátula. Sempre comece seu trabalho em pastel com um esboço a lápis. Isso o ajudará a planejar suas técnicas, que é uma chave importante para o sucesso em pastéis oleosos.
Técnica adiciona profundidade
Depois de ter seu esboço, você pode começar a aplicar os pastéis oleosos. Use camadas de pastel a óleo para ter mais controle sobre a intensidade e a textura das cores pastel. Essa técnica também adiciona profundidade.
Outra técnica para aplicar pastéis oleosos é usar pinceladas que combinem com a aparência final desejada. Por exemplo, use golpes lineares curtos para grama curta ou superfícies ásperas. Por outro lado, longos traços naturais funcionam bem para uma aparência fluida (como cabelos longos ou um tecido macio).
O sombreamento com tons pastéis para dimensionar pode ser feito com técnicas como pequenas marcas de hachura ou apenas sombreamento suave e mesclado. De qualquer maneira, primeiro escolha tons pastéis semelhantes à cor de base e comece na borda do objeto, do lado oposto de onde a fonte de luz deveria estar. Você pode trabalhar com muito mais facilidade em tons cada vez mais escuros do que iluminar uma área que está muito escura.
Outra técnica importante do pastel a óleo é a raspagem. Para mudanças drásticas de cor em uma área, use uma borda afiada para simplesmente raspar o máximo possível da cor existente e aplique o pastel de óleo desejado. Isso ajuda a evitar que as cores fiquem "turvas" ao se misturar com as camadas anteriores. Para substituir uma cor escura por uma mais clara, experimente raspar o máximo possível do pastel escuro e cobrir com uma fina camada de pastel branco antes de aplicar a cor de sua escolha. Outro efeito / técnica em pastéis oleosos com raspagem é o graffito *, no qual uma linha nítida é raspada na cor pastel existente, criando uma linha de cor clara (como os veios de uma folha). A raspagem também pode ser usada em áreas de cores intensas para suavizar ou dar um efeito "difuso".
Existem muitas outras técnicas para pastéis oleosos, como diluir / amolecer os pastéis com terebintina (aplique com o bastão de pastel amaciado ou com um pincel) para vários efeitos e muito mais. Lembre-se de que o sucesso no aprendizado de técnicas de pastel a óleo vem com prática e experiência, então não tenha medo de tentar diferentes técnicas, superfícies e ferramentas. Se você realmente gostaria de levar seus novos talentos para o próximo nível, considere matricular-se em uma ou duas aulas de arte online. E acima de tudo, divirta-se!