O mosaico de vitral é uma forma de arte que remonta há vários séculos. A história da arte com vitrais é muito complexa, desde os tempos bizantinos até artefatos egípcios e a Inglaterra em 600 DC. A história da arte transcende milhares de anos e ainda é amplamente usada hoje. É formado por centenas de peças de vitrais que se encaixam. Os vidros coloridos podem ser cortados em qualquer formato ou tamanho, dependendo do design. Os óculos são usados para definir um design que incorpora a cor, forma e tamanho do vidro. O efeito quando a luz atinge os óculos é incrível, especialmente quando a arte representa uma imagem ou tema.
O mosaico de vitral é moderadamente fácil de criar. A duração da confecção do mosaico depende do design e do conceito envolvido. Você só precisa ter paciência ao fazer o lay-out com os pedaços e pedaços do vitral. Aqui estão as etapas básicas para criar seu próprio mosaico de vitral.
Prepare os materiais. Você precisará de um vitral ou de várias peças, dependendo do seu projeto. Você também precisará de uma toalha, um martelo, um pedaço de madeira para servir de moldura e um acessório de montagem. Você também deve preparar uma argamassa de mosaico, lixa, esponja úmida e raspador de tinta. Marcação de vidro ou ferramenta de corte e pigmento são opcionais.
Corte os pedaços de vidro. Você pode começar a cruzar as linhas em ângulos retos ou diagonais nos vitrais antes de cortar. Isso formará as peças de vidro que serão encaixadas posteriormente. Você pode usar a ferramenta de pontuação se desejar tamanhos específicos com o vidro. Se você quiser formas geométricas, pode usar uma pinça de vidro especial. A ferramenta funciona como um conjunto de alicates e recorta formas curvas e aleatórias. Outra maneira é quebrar o vitral em centenas de pedaços. Você pode fazer isso embrulhando o copo em uma toalha e quebrando-o suavemente com o martelo. Caso contrário, você pode simplesmente comprar pedaços pré-cortados de mosaico de vitral para economizar tempo e esforço.
Prepare a madeira. Coloque a moldura de madeira sobre uma superfície plana. Se você estiver usando seu vitral como parte de uma imagem, deverá prender o hardware de montagem na parte de trás da madeira. Você pode prender uma fixação de prego ou um fio de imagem na parte de trás. Faça a superfície da madeira lisa, lixando a superfície.
Defina o seu design. Você pode fazer quase tudo com seus vitrais. Essa é a grande vantagem dos mosaicos de vidro. Os designs são à mão livre e abertos a quaisquer alterações. Você pode definir seu design com padrões aleatórios ou com um tema; será lindo da mesma forma.
Conectando as peças. Se você estiver usando madeira, aplique argamassa de ladrilho de mosaico na moldura de madeira usando um raspador de tinta. Pressione suavemente as peças de vitral contra a madeira. Continue pressionando até que o mosaico esteja concluído. Uma dica útil é adicionar cor à sua argamassa. Você pode conseguir isso aplicando tinta na argamassa antes de usá-la como cola. Para aqueles que usam um vidro transparente para mostrar o mosaico de vidro, cole as peças manchadas no vidro transparente. Espere o vitral secar.
Aplique outra camada de rejunte. Aplique outra camada de rejunte em cima do vitral colado. Certifique-se de que todas as lacunas também sejam preenchidas. Use a esponja úmida para remover o excesso de rejunte. Deve-se permitir que a argamassa aplicada endureça completamente. Deixe secar durante a noite.
Termine o design. Você pode completar seu projeto adicionando outros enfeites ou bordas. Agora você pode emoldurar sua arte em mosaico de vitral.