Tinta a óleo, embora bela e vibrante, leva muito tempo para secar. Você pode imaginar a paciência dos pintores da Renascença enquanto esperavam semanas até que suas obras-primas secassem? Devem ter levado anos para fazer aquelas pinturas maravilhosas e lindas.
É por causa do tempo de secagem que o acrílico foi inventado na década de 1950. A tinta acrílica oferece as vantagens da tinta a óleo tradicional, mas com menos tempo de secagem.
Trabalhar com tintas acrílicas em vez da pintura a óleo tradicional é bastante difícil devido à natureza de secagem rápida do acrílico. Isso significa que há pouca margem de erro se você decidir trabalhar com acrílico. Muitos ilustradores e artistas profissionais preferem trabalhar com acrílico para cumprir prazos curtos de projetos.
Um dos temas de pintura mais populares é a paisagem. Abaixo estão algumas dicas ao fazer pinturas de paisagens em acrílico modernas para os fins para os quais você precisa.
Materiais de que você precisará:
Sua escolha de cores de tinta acrílica
Meio acrílico de brilho
Tela de pintura
Água
Escovas sintéticas e rígidas
Álcool desnaturado
Paleta de superfície de vidro
Ao escolher suas tintas, sempre escolha as cores primárias: ROYGBIV (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo, violeta.) Cada fabricante de tintas tem um nome sofisticado para chamar suas cores básicas para fazê-las parecer únicas, mas as cores apenas reduza-se aos sete básicos. A única diferença é a profundidade da cor e a cor que se mistura com a cor primária. Neste ponto, tudo está relacionado ao seu gosto. Basta escolher cores que agradem sua imaginação.
Ao trabalhar com tintas acrílicas, você pode usar água e meio de brilho. A água pode diluir sua tinta para dar aquele toque de aquarela de marca registrada e você pode misturar tintas com o meio brilhante. Você também pode estender as tintas acrílicas misturando-as com o meio brilhante.
Sempre use pincéis de boa qualidade para a aplicação de tinta acrílica. Use escovas de cerdas duras de boa qualidade para os traços mais largos e pincéis sintéticos para os detalhes. Esta regra não está gravada em pedra. Você pode praticar com os dois pincéis e ver qual deles prefere usar. Quanto mais você praticar com os tipos de pincel, melhor será o domínio dos traços produzidos por qualquer um dos pincéis.
Ao misturar tintas, use sempre uma paleta de vidro. O vidro é melhor porque sua superfície lisa permite uma melhor mistura e combinação de cores e pode ser facilmente limpo de tinta seca posteriormente.
Use álcool desnaturado como solvente para tinta acrílica. Você também pode usá-lo para limpar seus pincéis depois, para que a tinta não seque e endureça o pincel.
Ao começar sua pintura de paisagem, escolha um ótimo local onde você possa ver os contrastes da vista que deseja pintar. Use seu pincel para primeiro estabelecer uma faixa espessa de cor para o céu e a terra. Misture e combine suas tintas até obter as cores da paisagem certas e aplique-as como detalhes à pintura.
Essas não são etapas específicas porque a arte é sempre pessoal. Basta pintar sua paisagem como você a sente e deixar suas emoções colorir a tela.