Se você já admirou o trabalho de mestres, como Leonardo da Vinci, provavelmente conhece e aprecia retratos a óleo. Como outros médiuns e assuntos, os óleos têm suas próprias características. Isso vem principalmente com as texturas que o meio permite que o artista explore. Os retratos a óleo também são capazes de transmitir um certo olhar de seus temas.
Você pode se envolver em sua própria pintura de retratos. Você pode não ser capaz de produzir uma Mona Lisa, mas com prática, ferramentas e a atitude certa, você será capaz de produzir sua própria obra-prima de retratos a óleo.
O que você precisa:
Tela (afixada a uma moldura)
Cavalete
Pincéis de pintura
Pinturas à óleo
Paleta
Base acrílica
Modelo ou imagem de origem
Retratos monótonos
Timing. A melhor hora do dia para produzir um retrato a óleo é no início da manhã ou no final da tarde. Mesmo quando você está dentro de casa, a luz forte do sol de fora, ou a iluminação artificial, geralmente resulta em retratos monótonos, com modelos estreitos e pupilas pequenas. Faça sua modelo sentar perto de uma grande janela, onde a luz pode atingi-la de um lado. Ou se você estiver pintando a partir de um quadro, cole o quadro na parede. Os fotógrafos chamam o conceito de usar a iluminação natural das janelas de efeito "luz do norte".
Organize sua paleta. Esprema as quantidades adequadas de tinta ao longo das bordas da paleta. Para um retrato, você normalmente precisaria de preto, branco, azul, amarelo, carmesim, Siena cru e verde. Você precisará fazer algumas misturas para chegar a cores que se aproximam do tom de pele do objeto.
Desenhe ou pinte. Antes de aplicar tintas a óleo, desenhe um esboço inicial do seu bloqueio, no qual você pode usar tinta preta. Se preferir, você também pode usar tintas acrílicas para pintar. Alguns artistas pretendem que a tinta base seja mesclada com a tinta a óleo. Para a maioria das finalidades, a tinta de base ajudará a definir os tons e tons da tinta a óleo.
Linhas cruzadas
Se preferir desenhar, você já pode esboçar os recursos do sujeito neste ponto. Você pode desenhar uma forma elíptica para a cabeça, com linhas cruzadas no ponto médio, onde os olhos (horizontal) e o nariz (vertical) devem ficar. As pupilas do sujeito devem estar no ponto médio da cabeça, entre a parte superior e inferior. A ponta do nariz deve ficar entre as pupilas e o queixo. O ponto médio dos lábios deve estar 0,33 abaixo da ponta do nariz, enquanto a prega do queixo deve estar 0,67 abaixo da ponta do nariz.
A parte superior das orelhas deve estar alinhada com as sobrancelhas, enquanto a parte inferior deve estar alinhada com a ponta do nariz.
Observe o uso da regra dos terços aqui, que muitas vezes é uma diretriz usada nas artes visuais para medir proporção.
Aplique a tinta a óleo. Comece com os grandes blocos ou formas coloridas. Aplique as cores mais escuras primeiro e depois passe para as mais claras. Com a pintura a óleo, você geralmente avança uma camada de cada vez. portanto, você precisa deixar cada camada secar antes de continuar com o resto.
Pincel de ponta pequena
Pinte o cabelo em grandes pinceladas de escuro e claro. Você não precisa pintar cada fio, mas o que é importante em retratos a óleo é a textura que você produz ao aplicar as tintas a óleo. Em seguida, pinte os detalhes mais finos usando um pequeno pincel de ponta.
O truque para obter um retrato a óleo bem feito é através do uso de diferentes traços e diferentes técnicas de camadas. As tintas a óleo às vezes podem levar horas ou até dias para terminar por causa da estratificação. Diferentes tipos de óleos têm diferentes tempos de secagem, e essas camadas dão a um retrato a óleo um certo caráter que apenas pinturas a óleo podem ter.