Como rejuvenescer sua criatividade experimentando?
Sr. Manuel Leon Neto
• 4 min de leitura
Às vezes, mesmo que você esteja criando muita arte nova, pode parecer uma esteira rolante de fábrica se você simplesmente estiver produzindo trabalhos quase idênticos repetidas vezes.
Portanto, aqui estão as 5 técnicas principais para ajudá-lo a experimentar e dar à sua criatividade um novo impulso de inspiração:
Liberte-se com limitações. Isso parece ir contra a lógica, mas impor algumas restrições à sua criatividade na verdade a estimula mais e a encoraja a trabalhar mais. Em vez de olhar para uma página ou tela em branco e imaginar o que criar, estabeleça alguns limites para trabalhar. Assim que você o faz, sua criatividade entra em ação e surge com ideias de como criar nesses limites. O que é mais fácil de ter ideias para: "Vá e pinte algo" ou "Vá e pinte algo que represente felicidade usando apenas tons de vermelho e um pincel de 0,60 cm?"
Randomize sua arte. Se você tiver poucas ideias novas, uma ótima maneira de apresentar algumas ideias novas para experimentar é randomizá-las. Isso significa apenas pegar 2 ou 3 objetos ou ideias aleatoriamente e perguntar como eles podem ser conectados. Como nossas mentes buscam naturalmente padrões e conexões, assim que você fundir diferentes elementos, gerará ideias sobre como eles podem se conectar. Por exemplo, se eu dissesse a você: "Escreva uma história envolvendo uma lâmpada vermelha, um cavalo e uma caixa de fósforos", sua mente instantaneamente começaria a produzir ideias interessantes que você pode explorar mais adiante. Freqüentemente, quanto mais aleatórios os objetos parecem, mais criativas são as ideias que surgem.
Experimente a linguagem da sua arte. O que quer que você crie, de alguma forma, ele se comunica com quem quer que venha experimentar essa arte. Portanto, experimente experimentar diferentes linguagens em sua arte. Isso pode significar literalmente - se você for um escritor, tente escrever puramente foneticamente, em vez de usar palavras reconhecíveis. Ou pode ser menos literal. Por exemplo, crie uma colagem que conte uma história sobre como reacender uma velha amizade ou uma pintura que visa comunicar o conforto dos braços de um amante. Esqueça os materiais e as formas e simplesmente experimente diferentes linguagens e formas de comunicação por meio do que você cria.
Crie em uma nova mídia. Que formas você sempre desejou criar, mas nunca conseguiu? Agora é a hora perfeita para experimentar. Na melhor das hipóteses, você adora as novas formas que tenta e passa mais tempo criando nelas, expandindo sua experiência e prazer de criar. O pior cenário é você descobrir algumas novas perspectivas e ideias e retornar a formas mais familiares com uma nova apreciação de suas habilidades nessas formas. Sua criatividade se beneficia de qualquer maneira.
Remova seus materiais regulares. Qualquer que seja a forma que você cria, você tem um conjunto de materiais e equipamentos regulares que usa. Para incentivar a experimentação, remova-os completamente e pergunte como você ainda pode criar nesse formulário. Por exemplo, se você pinta, pergunte-se: "Se eu não tiver uma tela, o que posso usar no lugar? Se não tiver tintas, com o que mais poderia pintar? Sem pincéis, o que posso usar para aplicar o pintar?" Essa remoção radical dos suprimentos com os quais você se sente confortável pode levar a novas abordagens altamente criativas, nas quais você nunca poderia ter pensado, criando sempre com as mesmas matérias-primas.
Escolha uma dessas técnicas para experimentar hoje e observe como ela rejuvenesce SUA criatividade.
Quer saber mais sobre como aumentar SUA criatividade? É fácil: basta se inscrever em "Criar Criar!" - O e-zine gratuito duas vezes por mês do treinador de criatividade Dan Goodwin - hoje, e receba sua cópia GRATUITA de "Explode sua criatividade!" Apostila de ação. Vá agora para http://CoachCreative.com.