As tintas a óleo tornaram-se populares devido à sua longa vida útil e porque a maioria dos artistas clássicos usava tintas a óleo ao pintar. Às vezes, no entanto, você pode cometer erros ao pintar a óleo. Se isso acontecer, aqui estão algumas etapas para ajudá-lo a remover a tinta a óleo da tela.
Tempo. Em primeiro lugar, você deve saber que o tempo é tudo quando se trata de pinturas a óleo. Lembre-se de que quanto mais rápido você agir, mais facilmente conseguirá remover a tinta a óleo. A tinta a óleo leva alguns dias para secar, mas quanto mais você esperar, mais a tinta a óleo vai endurecer. Depois de ficar muito duro, será muito difícil removê-lo dos tecidos reais da tela em que você está tentando pintar. Certifique-se de agir rapidamente ao lidar com tintas a óleo.
Raspar. Para começar a remover a tinta a óleo da tela, você precisa começar removendo as camadas de tinta secas. As pinturas a óleo geralmente são feitas em camadas. As camadas superiores serão naturalmente as primeiras a secar porque ficam expostas ao ar e os componentes líquidos da tinta a óleo podem secar mais rápido. Essa camada pode ser removida com uma espátula e usando-a para raspar a camada superior da tinta a óleo. Depois de raspar a camada superior da tinta a óleo, você precisará usar um estilete para remover os pequenos pedaços de tinta que ainda grudam na tela.
Terebintina. Depois de remover os pedaços secos de tinta a óleo da tela, a próxima etapa é tomar um pouco de terebintina. A aguarrás é um solvente utilizado para misturar tintas, bem como para amaciar tintas para facilitar a sua remoção. Basta pegar um pano branco limpo e mergulhe na terebintina. Depois, use isso para aplicar a aguarrás na tela. Deixe o pano repousar sobre a tela por alguns minutos, para que a tinta amoleça muito bem e se solte dos fios e fibras da tela. Depois, você pode usar o pano para esfregar a tinta suavemente. Certifique-se de trabalhar apenas nas partes da tela onde há tinta que precisa ser removida. Use movimentos circulares para remover a tinta sem atrapalhar os demais detalhes da pintura.
Seque e pinte. Outra alternativa é simplesmente aplicar uma nova camada de tinta sobre a tela. Preparar a tela significa adicionar tinta branca sobre a tela para torná-la mais lisa e para que a tinta não grude diretamente nas fibras da tela. Você pode fazer uma espécie de segunda camada de primer adicionando mais tinta branca e deixando-a secar antes de pintar novamente este local.
Lembre-se, entretanto, que você deve evitar a tinta branca em pinturas a óleo, pois isso pode diluir as cores adjacentes à mancha ou erro que você está tentando corrigir. Com essas etapas em mente, você deve ser capaz de remover facilmente a tinta a óleo da tela.