Como selecionar ferramentas de escultura em pedra?
Kelly Assunção
• 3 min de leitura
A escultura é uma arte que requer não apenas paciência e habilidade, mas também ferramentas e equipamentos adequados. Uma ferramenta de escultura não pode ser usada para todos os tipos de escultura e pedras. Tem que corresponder ao seu estilo, objetivo e, o mais importante, ao tipo de rocha que você está usando. Na verdade, habilidade e paciência não são suficientes para uma escultura bem-sucedida. Combinar a ferramenta certa com a rocha certa é de extrema importância. Se você está planejando começar a entalhar, aqui estão algumas maneiras de selecionar ferramentas de entalhe em pedra.
Considere suas necessidades de escultura. Ao selecionar uma serra que você usará para cortar grandes peças excedentes e a própria pedra, a única coisa que você precisa considerar é o tipo de rocha que está esculpindo. Diferentes tipos de rochas requerem diferentes serras. Por exemplo, se você estiver usando mármores ou granito, pode precisar de uma serra elétrica porque essas pedras são as mais duras. Serra de coping ou buraco de fechadura, ou outro pequeno serrote pode ser utilizado para pedras mais leves como pedra-sabão, etc.
Pegue uma ferramenta de lançamento e um martelo para derrubar grandes parcelas. Uma vez que você já tem a pedra a ser esculpida, use uma ferramenta de arremesso e um martelo para cortar partes enormes e torná-las mais próximas de sua figura desejada. Assim como as serras, as ferramentas de lançamento e o martelo também devem ser escolhidos com base no tipo de pedra que você está usando. Pedras mais duras precisam de um martelo mais pesado. Um martelo para isso geralmente pesa de 2 a 2 kg.
Arranja todos os tipos de cinzéis. Os cinzéis também são ferramentas importantes na escultura. Existem diferentes tipos de cinzéis. Todos têm uso diferente. Certifique-se de obter tudo isso. Experimente cada um e invente seu próprio estilo. Essa parte seria uma tentativa e erro para ver qual desses cinzéis se encaixa no seu estilo, nas arestas que você deseja e no seu conforto, bem como no tipo de pedra em que está trabalhando.
Familiarize-se também com os diferentes rasps e arquivos. Observe que as raspas e os arquivos têm diferentes graus para diferentes tipos de pedras. As limas e limas com dentes maiores são boas para alisar rochas mais duras. Rochas mais leves e mais macias podem ser boas com as menores. Na melhor das hipóteses, familiarize-se com os diferentes tipos de raspas e limas e determine pessoalmente quais são os melhores para suas esculturas.
Prepare todos os equipamentos pesados para granito. Lembre-se de que o granito é a rocha mais dura. Portanto, quando estiver trabalhando com ele, certifique-se de se proteger com os equipamentos pesados corretos, como um conjunto de pontas de carboneto. Um conjunto inclui limas e raspas de alta resistência e cinzéis adequados para um tipo de granito. Na melhor das hipóteses, prepare outras ferramentas de escultura poderosas também ao trabalhar em uma rocha de granito, como o martelo pneumático.
Manuseio adequado da ferramenta de escultura. As ferramentas de escultura devem ser manuseadas com todo cuidado para prolongar sua vida útil. Ele só deve ser usado em um curso longo de uma direção. Caso contrário, suas lâminas ficarão cegas em nenhum momento.
Combinar suas habilidades de escultura e paciência com as ferramentas de escultura certas pode significar a diferença entre uma boa escultura e uma arte malfeita. Portanto, esteja ciente e atento aos diferentes equipamentos de escultura.