A roda de cores é uma ferramenta que organiza as cores em uma ordem lógica em torno de um padrão circular. As rodas de cores podem ser básicas ou mais complicadas e podem incluir alguma combinação de cores primárias (vermelho, azul e amarelo), cores secundárias (verde, laranja e violeta) e cores terciárias (vermelho-laranja, vermelho-violeta, amarelo laranja, amarelo-verde, azul-violeta e azul-verde). Isso pode parecer complicado, mas realmente não é.
Formas esteticamente agradáveis
As rodas de cores têm uma variedade de usos, mas muitos optam por usar uma roda de cores para ajudá-los a combinar cores de maneiras esteticamente agradáveis. Quer o seu projeto envolva pintar uma peça de mobiliário, desenhar uma página da web ou acessórios para uma roupa para uma saída à noite, você provavelmente pode se beneficiar com o uso de uma roda de cores.
As três relações de cores mais simples são cores complementares, cores análogas e cores monocromáticas.
- As cores complementares estão localizadas uma em frente à outra na roda de cores e tendem a fazer uma a outra realmente "estourar". As combinações de cores complementares são muito populares por esse motivo. Não é por acaso que as cores do Natal são o vermelho e o verde! No entanto, misturar grandes áreas de cores complementares pode ser opressor para os olhos. Por exemplo, em vez de misturar um top azul com uma saia laranja, pode ser preferível equipar uma roupa azul com uma pulseira laranja.
- Cores análogas estão localizadas adjacentes umas às outras em uma roda de cores. Um exemplo é a combinação de vermelho, laranja e amarelo. Essas cores se misturam bem e não se destacam como as cores complementares. No entanto, ainda é melhor escolher uma cor como a cor dominante e usar as outras cores em quantidades menores.
- Paladares de cores monocromáticas são criadas pela combinação de vários tons de uma única cor. Esse tipo de combinação é menos dramático do que os grupos anteriores, mas geralmente é uma aposta segura. Você também precisará de um círculo de cores mais sofisticado para criar paladares de cores monocromáticas, pois os círculos de cores mais básicos podem não incluir vários tons ou matizes de uma cor.
Embora uma roda de cores não seja necessária para criar combinações de cores atraentes com sucesso, usá-la simplificará o processo e cometerá erros muito menos prováveis. É sempre uma boa ideia para o pintor, designer gráfico ou decorador novato consultar uma roda de cores ao apresentar ideias; para mais inspiração, você também pode fazer aulas de design on-line com foco na composição de cores.