Se você é um artista iniciante, uma parte importante de sua preocupação seria descobrir como refinar ainda mais seu ofício, para produzir a melhor obra de arte que puder. Depois de criar sua obra-prima, sua própria magnum opus pessoal, no entanto, você se depara com outra preocupação específica: como você se certificaria de que a alta qualidade de sua obra de arte seria preservada? Isso também é válido se você for o proprietário de uma pintura ou galeria de arte e quiser ter certeza de que seus investimentos durarão muito, muito tempo.
Umidade geralmente estável
As pinturas geralmente são muito sensíveis a elementos externos e apenas tocá-las com as mãos pode causar danos - isso porque os sais, ácidos e óleos em seus dedos prejudicam as texturas e cores da pintura. Outro elemento ao qual as pinturas são altamente sensíveis é a luz. É por isso que é muito importante pendurar ou guardar suas pinturas longe da luz, seja ela natural ou artificial. Mantenha-os em um ambiente seco e bem ventilado com umidade e temperatura moderadas e geralmente estáveis.
Você também deve conhecer algumas dicas para armazenar pinturas. Por exemplo, você nunca deve armazenar pinturas sem moldura diretamente umas sobre as outras; você precisará armazená-los com papel sem ácido ou papel sem ácido combinado com vidro colocado entre cada um deles. Também nunca deve deixá-lo em contato com papelão, pois o papelão contém produtos químicos que podem causar descoloração.
Com tudo isso dito, é recomendável que você use uma capa protetora para sua obra, para diminuir os riscos de exposição a elementos nocivos. Quais são algumas de suas opções?
Vidro de conservação. Este tipo especial de vidro é projetado para proteger a arte dos raios ultravioleta muito prejudiciais da luz. Este vidro oferece até 98% de proteção contra esses raios. O vidro de museu é o tipo de vidro de conservação mais recomendado para obras de arte, pois além de fornecer proteção suficiente contra a luz e outros elementos prejudiciais, sua propriedade anti-reflexo proporciona uma experiência de visualização ideal. Um menos caro (embora sem a tecnologia anti-reflexo) é o vidro transparente de conservação. Este tipo de capa protetora é ótima para carvão, pastéis, gravuras e pôsteres. No entanto, o vidro de conservação não é recomendado para pinturas a óleo.
Laminação. Você pode considerar esta opção muito barata para suas impressões e arte fotográfica, bem como para seus carvão e pastéis. É melhor usar a laminação por processo a quente em vez do processo a frio, e você pode comprar capas de laminação que oferecem proteção UV. Certifique-se de que você tenha um profissional para fazer a laminação para você e pergunte se há uma chance de que o processo de laminação possa causar danos à sua arte.
Bolsas de galeria. Essa opção é algo que você pode considerar se estiver transportando sua obra de arte. As bolsas da galeria são feitas de plástico pesado com bolsas de bolhas dentro. Você pode colocar seu trabalho artístico dentro da bolsa, e os estojos de bolha irão protegê-lo de qualquer tipo de dano que possa surgir durante o transporte. Estes também funcionam para obras de arte em vidro.
Casos. Novamente, isso é para transportar obras de arte valiosas. As caixas de metal são resistentes e altamente duráveis, que podem conter qualquer obra de arte e protegê-la de poluentes externos. Um exemplo de um site que oferece tais casos são os casos Viking. Eles têm variedades de caixas, como caixas estanques e caixas forradas de espuma, para proteção adicional.
Aí está! Essas são apenas algumas de suas opções se você estiver procurando por capas de proteção para suas obras de arte. Lembre-se de que seu trabalho artístico é único e isso garante proteção exclusiva para eles também. Boa sorte!