Como coletar selos antigos e raros?

Raros é um desafio na coleta de selos
A coleta de selos vintage e raros é um desafio na coleta de selos.

A coleta de selos e cartões postais é um dos passatempos mais populares do mundo e, mesmo com o advento do e-mail e outras formas mais rápidas e eficientes de envio de mensagens, a coleta de selos não parece apresentar sinais de diminuição. Na verdade, ainda mais variedades e designs de selos estão sendo produzidos hoje em dia; alguns estão até mesmo sendo produzidos simplesmente para se tornar um item de coleção.

Coleta de selos raros

A coleta de selos vintage e raros é um desafio na coleta de selos. Você precisaria de mais conhecimento prévio - e dinheiro para investir - se este for o tipo específico de hobby de colecionar selos que você gostaria de embarcar. Portanto, leia algumas dicas que podem ajudá-lo com este hobby:

1. Conheça os tipos de selos raros e vintage.

Um dos selos mais valiosos é o Penny Black, emitido em 1840 pela Grã-Bretanha com o perfil da Rainha Vitória. Foi o primeiro selo postal a ser emitido. Outros selos de grande valor conhecidos hoje incluem aqueles com erros de impressão (como o selo invertido Black Swan da Austrália, no valor de US $ 60000 e o invertido dos EUA, no valor de US $ 525000); primeiros selos de uma área (como os selos missionários havaianos, avaliados em US $ 370000, usados); e edições muito raras (como a Guiana Inglesa, que só foram impressas porque a entrega dos selos da Inglaterra atrasou; agora valem US $ 935.000).

2. Conheça o equipamento que você pode usar.

Bolsos plásticos transparentes

Você realmente não precisa investir muito dinheiro nas ferramentas e materiais que utilizaria para criar seu catálogo de selos; lembre-se de que seu principal objetivo será armazenar, exibir e inspecionar facilmente os selos coletados. Dito isso, você provavelmente poderia trabalhar com álbuns de selos simples, usando dobradiças de selo para anexar com segurança o selo postal à página do álbum (evitando assim danos até mesmo na parte de trás do selo); livros de estoque com bolsos de plástico transparente; uma lupa para fins de inspeção; e pinças de carimbo (ou pequenas pinças especializadas que permitem manusear os carimbos com o máximo cuidado).

Isso o ajudaria a desenvolver mais conhecimentos básicos para ajudá-lo a definir o preço de selos antigos
Isso o ajudaria a desenvolver mais conhecimentos básicos para ajudá-lo a definir o preço de selos antigos e raros.

Se tem interesse em vender alguma da sua colecção, é de suma importância certificar-se de que mantém os seus selos em óptimo estado. Lembre-se: o estado do seu selo é um dos fatores-chave que um comprador considera ao determinar seu valor.

3. Conheça os valores atuais do selo.

Uma das maneiras mais fáceis de saber os valores atuais dos diferentes selos seria pesquisá-los online. Alguns dos sites úteis que você pode visitar para essa finalidade incluem findyourstampsvalue.com e stamp-values.com.

Visite exposições regionais de selos

Além disso, você pode levar seus selos a um revendedor de selos ou loja de antiguidades confiável, onde eles podem ajudá-lo a avaliar o valor de seus selos colecionados. Certifique-se de visitar as exposições regionais de selos e mostras de selos perto de sua área. Isso o ajudaria a desenvolver mais conhecimentos básicos para ajudá-lo a definir o preço de selos antigos e raros.

Saiba que o valor de um selo não aumenta automaticamente com o passar do tempo. O tempo não é o único fator que aumenta ou diminui a taxa de valor de uma coleção. Existem também fatores como o quão raro é o selo, quão bom seu estado (veja o número 2) e qual poderia ser a história por trás daquele espécime.

Mais uma palavra: lembre-se de que antes de se envolver na compra e venda de selos, certifique-se de adquirir sólida experiência na coleta e avaliação do valor de seus selos. Isso o ajudaria a obter bons negócios e a garantir que seus esforços e investimentos valessem a pena. E também, lembre-se de se divertir! Boa sorte!

Artigos relacionados
  1. Como coletar medalhas militares antigas?
  2. Como coletar talheres vintage Oneida Roger?
  3. Como criar um álbum de moedas?
  4. Como coletar modelos de máquinas de escrever vintage?
  5. Como coletar vinho?
  6. Como criar e apresentar uma coleção de insetos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail