A coleta de insetos começou como um projeto necessário para estudos de entomologia. Mas, por causa da beleza primorosa dos insetos, coletá-los tornou-se popular até mesmo para aqueles que não eram estudantes de ciências. A maioria dos insetos tem exoesqueletos rígidos, de modo que sua aparência é mantida mesmo depois que o inseto morre. Por causa desse atributo especial, coletar insetos se torna fácil e agradável com a cor atraente e a aparência dos exoesqueletos. Isso explica por que a coleção de insetos mais popular são as borboletas, seguidas dos besouros.
Se você também deseja se entregar a este hobby, siga estas etapas:
Prepare tudo que você precisa para a coleta de insetos. São eles: rede para insetos, pinças, jarra de matar, jarra de relaxamento, alfinetes de insetos, vitrine, etiquetas de insetos e jarras de amostras.
Comece a coletar insetos. Sua coleção pode ser uma coleção exclusiva de borboletas ou besouros. Mas você também pode incluir em sua coleção algumas abelhas e aranhas. Você pode pegar alguns insetos. Mas os mais difíceis podem ser aqueles que voam. Usar uma rede tornará seu trabalho mais fácil, especialmente com uma borboleta e outros insetos que voam.
Deixe os insetos coletados dentro da jarra de matar por pelo menos uma hora. Este frasco especial pode matar qualquer inseto como abelhas, aranhas ou borboletas porque contém inseticida em spray, controle de pragas e outros produtos químicos mortais. Os insetos também podem ser mortos por congelamento.
Coloque os insetos dentro da jarra relaxante se quiser que eles tenham corpos macios. Por esse processo, você pode posicionar facilmente os insetos para uma melhor apresentação.
Coloque cada inseto dentro do frasco de amostra. Este jarro pode ser o material de exibição para os insetos. Se for esse o caso, você pode escolher potes lindamente projetados que podem exibir a beleza dos insetos. Muitas lojas online oferecem potes com um design interessante para uma melhor apresentação dos insetos.
Se colocar os insetos dentro do frasco não parece muito atraente, talvez seja melhor fixá-los em uma placa de exposição. Para isso, você precisará de pinças e alfinetes. Pegue o inseto de dentro do frasco usando apenas o polegar e o indicador. Certifique-se de segurá-lo apenas pelas laterais. Empurre os alfinetes nele, mas a superfície superior deve ter algum espaço para que você possa organizar a formação dos insetos sem tocá-los. Cada tipo de inseto precisa de uma fixação especial. Você pode pesquisar mais informações sobre isso em artigos relacionados.
Adicione dois rótulos para cada inseto. O primeiro rótulo será para identificação, que incluirá o nome comum, o nome científico e a ordem do inseto. O outro rótulo informa sobre a data e o local da captura do inseto.
Tire fotos do inseto. Não vai demorar muito para tirar algumas fotos dos insetos. Dessa forma, você pode compartilhar sua coleção com o público online.
Pó de asa de borboleta
Coletar insetos é definitivamente um hobby agradável e muito gratificante. Mas existem perigos relacionados a isso. Uma delas é o uso de produtos químicos tóxicos, como controle de pragas e inseticida em spray. Os insetos também podem representar um perigo quando estão vivos ou mesmo se já estiverem mortos. As abelhas, por exemplo, podem atacar você. O pó de asa de borboleta também pode causar irritação nos olhos.
Será melhor se familiarizar com os perigos da coleta de insetos para que você possa se preparar para o pior. Muitos recursos online podem fornecer alguns bons conselhos. Seu grupo de entomologia local também pode orientá-lo sobre a natureza desse hobby.