Como construir o kit de imprensa eletrônica da sua banda?
Vicente Barbosa de Cruz
• 3 min de leitura
O poder da Internet e de sites de mídia social como MySpace, Facebook e YouTube revolucionaram totalmente a forma como as bandas se comunicam com seus seguidores, a mídia ou a imprensa e até mesmo as gravadoras. Artistas / músicos de sucesso como Jason Mraz e John Mayer alavancaram esse novo meio para trazer sua música para o mundo. Muitas bandas já estão seguindo o exemplo, criando kits de imprensa eletrônica ou digital por meio de perfis de mídia social, páginas de fãs, vídeos online e até sites. O kit de imprensa convencional, que continha demos, fotos e outras informações detalhadas sobre um artista ou banda, costumava ser enviada por correio para a imprensa e gravadoras para aumentar as chances de obter mais exposição e, com sorte, um contrato de gravação. Bem, esse era o processo naquela época e a forma digital é o processo agora. Aqui estão algumas dicas para construir o kit de imprensa digital da sua banda.
Configure o site da sua banda. Os sites são baratos e às vezes gratuitos hoje em dia. Eles também são muito fáceis de criar, configurar e gerenciar. Como os sites podem conter vários tipos de multimídia, uma ótima maneira de criar um kit de imprensa eletrônico para promover sua banda para a imprensa e gravadoras é criar um site sofisticado e estiloso. Este site deve apresentar algumas de suas músicas, sejam covers ou originais, vídeos, se possível, e informações sobre a banda. O site deve permitir que os fãs interajam com determinados conteúdos do site também. Vincular o site a outros sites de mídia social, como YouTube, Facebook e MySpace, certamente tornará mais fácil para as pessoas que você deseja alcançar indexar e encontrar seu site.
Envie vídeos para o youtube. Pessoas com talentos são descobertas no YouTube todos os dias. Artistas como Marie Digby, Charice e Boyce Avenue tiveram seus grandes momentos enviando vídeos constantemente no YouTube. Eventualmente, alguém importante na indústria da música viu esses vídeos e deu a eles a chance que eles mereciam. Posto isto, aproveite esta oportunidade e crie um perfil no YouTube para a sua banda. Carregue conteúdo de vídeo todos os dias e vincule cada vídeo de volta ao seu site.
Facebook e myspace. Tanto o Facebook quanto o MySpace oferecem a artistas e bandas maneiras de enviar e compartilhar suas músicas, informações e fotos com outras pessoas. O Facebook permite que você tenha sua página de fãs, enquanto o MySpace oferece um perfil que você pode usar para promover sua música e sua banda. Vincular essas páginas ao seu site e aos vídeos do YouTube irá manter o ciclo funcionando e criar um zumbido constante sobre sua banda.
Envie e-mails. Todos esses esforços de marketing on-line não chegarão a nada na metade do tempo, a menos que você os amplie com marketing por e - mail. Envie e-mails para agências de RP, imprensa (online, TV, rádio e jornais), gravadoras, produtores musicais e agências de talentos. No e-mail, apresente sua banda e forneça links para seu site e perfis de mídia social onde eles podem ver seus vídeos e ouvir suas músicas.
Com esse esforço e o talento que você provavelmente tem, você será capaz de atrair algum interesse e talvez até um bom comunicado à imprensa ou, melhor ainda, um doce contrato de gravação com uma gravadora popular e de sucesso.