Um sistema de guitarra sem fio é muito útil para músicos que fazem shows. O sistema sem fio ajuda a eliminar os fios conectados a um amplificador e guitarra elétrica, uma vez que um transmissor já está conectado à guitarra e um amplificador está conectado a um receptor.
Os músicos que tocam violão durante a apresentação podem ter dificuldade em tocar com os cabos conectados, pois os fios podem se desconectar, atrapalhar, tropeçar no músico e limitar os movimentos. Uma solução prática é usar um sistema de guitarra sem fio que permitirá que o artista se mova livremente pelo palco.
Afeta a qualidade do som
Um sistema de guitarra sem fio é acessível e não afeta a qualidade do som. Se vários membros de uma banda usam sistemas sem fio, é aconselhável que frequências diferentes sejam usadas por cada membro para que os sistemas funcionem corretamente. Os sistemas sem fio não funcionarão simultaneamente na mesma frequência.
Observe os seguintes fatores antes de comprar um sistema de guitarra sem fio.
Incluir custos unitários reais
1. Defina um orçamento antes de comprar um sistema de guitarra sem fio. Inclui os custos reais da unidade e outras taxas relacionadas para envio e acessórios adicionados.
2. Compare os recursos, semelhanças e diferenças entre os diferentes tipos de sistemas de guitarra sem fio fabricados pelas marcas comuns: Audio-Technica, Shure e Sennheiser. Os dois sistemas comuns são:
Um sistema básico que inclui um receptor e um transmissor de cinto que possui um cabo correspondente que se conecta a uma guitarra e um fio de saída XLR conectado a um mixer ou amplificador.
O sistema sem fio digital X2 que faz uso de um sistema sem fio analógico. Os sinais da guitarra são comprimidos em um transmissor, posteriormente expandidos no receptor, e são transmitidos para um mixer ou amplificador. O sistema digital X2 converte sinais em um domínio digital e envia esse sinal sem fio. É novamente convertido em um receptor na forma analógica. A vantagem desse sistema é que os sinais chegam em um mixer ou amplificador com faixa dinâmica intacta. Os sinais enviados não parecem "sufocados", mesmo se forem sem fio.
3. Especifique os recursos e a capacidade da unidade que você precisa e deseja.
Considere seu uso e o número de unidades de que você precisa.
Decida o alcance e a distância que você precisa em relação ao tampo.
Observe a vida útil da bateria e a diversidade de sinais. Uma unidade com um sinal mais forte tem um alcance maior.
4. Compare comentários e preços. Veja vários modelos para
Descubra como a unidade é compatível com o seu sistema de som existente.
Combine as frequências dos sistemas de guitarra sem fio para garantir que eles não interfiram com o seu equipamento, especialmente quando usado simultaneamente.
5. Escolha a unidade que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento.
Se você não conseguir encontrar uma unidade que corresponda à sua necessidade ou orçamento, considere montar um microfone sem fio DIY a um sistema de guitarra sem fio. Isso pode ser mais barato e prático para você.
Você precisará comprar um microfone sem fio ou apenas usar uma unidade antiga que pode enviar sinais de rádio FM ou qualquer microfone sem fio que tenha um receptor. Você também precisaria de um conector de áudio de 0,25" e um estojo ou caixa de plástico.