Como pintar sua guitarra elétrica de forma personalizada?
Sr. Manuel Leon Neto
• 5 min de leitura
Personalizar um instrumento pode torná-lo verdadeiramente seu. Mas quando se trata de como pintar sua guitarra elétrica de forma personalizada, há muito a saber. Com um instrumento tão caro, você odiaria errar em uma pintura personalizada. Mas com um pouco de paciência e uma ideia criativa, é possível transformar sua guitarra elétrica em uma obra-prima. Siga estas etapas para personalizar a pintura de sua guitarra elétrica.
Passo 1
Encontre um bom lugar para trabalhar. Você precisará encontrar um espaço de trabalho que tenha boa ventilação. E também terá que resistir a uma grande bagunça. Uma garagem, porão ou oficina é o lugar ideal para trabalhar quando você pintar sua guitarra elétrica de forma personalizada.
Passo 2
Remova todo o hardware de sua guitarra. Antes de poder pintar sua guitarra elétrica de forma personalizada, você deve prepará-la para a pintura. Faça isso removendo todas as partes que você não deseja pintar. Desenrole as cabeças da máquina (pinos de afinação) para que você possa tirar as cordas. Você pode precisar quebrar as cordas para separá-las. (Um ferro de solda será necessário para recolocá-los mais tarde). Você pode querer rotular as coisas à medida que as remove para tornar a remontagem mais fácil. Remova os captadores, os botões de ajuste e a chave seletora. Antes de poder pintar sua guitarra elétrica de forma personalizada, você precisa remover a ponte e as placas traseiras também. Se você planeja pintar o cabeçote de maneira personalizada, você também precisará remover os cabeçotes da máquina. Você também pode remover a fixação da alça e a entrada do cabo, se possível. Se a proteção contra picks cair, remova-a também. Você deseja despir seu violão até o corpo nu, deixando apenas a (s) peça (s) que deseja pintar. Armazene todas as suas peças em um local seguro e seco para que nenhuma tinta ou poeira caia sobre elas.
Etapa 3
Lixe sua guitarra até a base. Dependendo de sua preferência e das ferramentas disponíveis, decida como você lixará seu violão. Você precisa remover qualquer acrílico ou tinta do violão. Isso exigirá um esforço considerável à mão, portanto, uma lixadeira de cinta e uma lixadeira manual são sugeridas. Certifique-se de prender sua guitarra antes de usar uma lixadeira. Isso o manterá estável e também garantirá uma superfície plana quando terminar. Se você encontrar imperfeições na pintura que não possam ser facilmente removidas com uma areia lisa, não incline sua lixadeira ou lixe excessivamente no mesmo local. Você ficará com uma superfície acidentada. Em vez disso, deixe entalhes e amassados para lixar manualmente. Quanto menos tempo você passar lixando com uma lixadeira elétrica, melhor será para sua guitarra elétrica. Você também pode usar uma pistola de ar quente para remover a tinta de sua guitarra elétrica. Apenas tome cuidado para não deixar marcas de arranhões na superfície de sua guitarra. A etapa final antes de começar a pintar de verdade sua guitarra elétrica é lixar a superfície à mão, começando com uma lixa 50, passando para 100 ou 120 e depois 150 ou 170. Conclua o trabalho de areia limpando a base da guitarra com um pano seco. Umedeça a lixa mais alta que você tiver (pelo menos 220) e passe-a sobre a superfície para obter um acabamento liso. Neste ponto, não deve haver tinta ou acrílico visível e todos os contornos do violão devem parecer 'verdadeiros'. Ele deve ter a forma exata que você deseja que tenha quando for pintado.
Passo 4
Pinte sua guitarra elétrica. Decida qual tinta você precisará para o design de pintura personalizado de sua guitarra. Certifique-se de ler as instruções para ver se você precisa usar um primer para madeira primeiro. Em caso afirmativo, escolha um que não mostre marcas de pincel quando secar. Idealmente, você pode montar um aparelho de suspensão que permita que sua guitarra fique pendurada livremente. Caso contrário, você precisará concluir o processo de primer e pintura em duas etapas, permitindo que cada lado seque. Em seguida, basta usar fita adesiva para cobrir todas as áreas que não devem receber tinta. Para preparar sua guitarra elétrica, use uma escova limpa e aplique primer ou tinta na direção da fibra da madeira. Caso contrário, um primer de lata de spray pode funcionar também, mas teste suas habilidades de lata de spray antes de apontá-lo para seu violão. Deixe o violão secar entre as camadas e passe suavemente uma lixa fina sobre a superfície para remover quaisquer saliências na superfície. Você não deve sentir nenhum solavanco se tiver feito esse processo corretamente. Em seguida, você pode finalmente começar a pintar sua guitarra elétrica de forma personalizada. Certifique-se de não misturar marcas ou tipos de tinta, pois isso pode fazer com que a pintura personalizada descasque. Siga as instruções de perto! Você pode ser tão criativo quanto quiser com esse processo. Mas para simplificar as instruções, aplique 2-3 camadas de tinta ou spray, seguidas de 2-3 camadas de verniz. Novamente, certifique-se de lixar quaisquer saliências entre as camadas. Se em qualquer ponto você bagunçar ao pintar seu violão, simplesmente lixe o corpo do violão de volta à sua base e comece novamente. Deixe sua guitarra secar durante a noite e, em seguida, monte novamente a guitarra elétrica. Agora você pode exibir orgulhosamente seu trabalho manual.