Quando o ator / músico Desi Arnaz de "I Love Lucy" costumava tocar bateria de conga em seu número de boate, ele sem dúvida inspirou milhares de aspirantes a bateristas a aprender a tocar bateria de conga.
Embora os tambores de conga tenham suas raízes na África Ocidental, esses tambores altos, estreitos e de cabeça única são mais bem associados a Cuba, onde são chamados de Tumbadoras. Muitas versões originais foram feitas a partir de barris antigos. Os alunos de bateria Conga podem escolher entre três tamanhos: o grande e grave Tumba; o tambor Conga de médio e médio porte; e o pequeno e agudo tambor Quinto. O tambor de conga de hoje é feito de madeira ou fibra de vidro e é posicionado em uma base que permite ao músico sentar-se durante a apresentação.
Bateria de conga
Selecione o pequeno Quinto ao começar a aprender a tocar bateria de conga; este tamanho é mais adequado para qualquer pessoa fazendo uma apresentação solo. Comece praticando para criar uma série de cinco sons diferentes pela maneira como você bate na cabeça do tambor.
O primeiro golpe, chamado de tapa, é produzido por uma leve concha com a mão enquanto bate na cabeça do tambor e soa mais como um pop claro e alto. Um tapa envolve bater no centro do tambor usando a ponta dos dedos em vez da palma da mão, enquanto você coloca a outra mão na cabeça do tambor.
Um toque de tom aberto é criado batendo na borda do tambor de conga com os nós dos dedos. Um tom baixo, o terceiro tipo de batida de bateria usado para aprender a tocar o tambor conga, envolve golpear o centro do tambor usando toda a força da palma da mão aberta. O som abafado é criado batendo-se na cabeça da bateria com quatro dedos, permitindo que eles demorem para acalmar o som recém-criado.
Traços de bateria de conga reconhecidos
A última das batidas de tambor de conga reconhecidas é o som do dedo do calcanhar, realizado batendo-se na cabeça do tambor com a base de uma mão, alternando com o toque do tambor com a ponta dos dedos.
O som criado por um baterista de conga é muito adequado para o indivíduo. Conforme você aprende a tocar seu tambor de conga, seus ouvidos certamente se exercitarão conforme você aprende a distinguir entre os muitos sons únicos e variados que podem ser criados com este instrumento.
Antes de cada prática ou sessão de apresentação, o tambor de conga deve ser afinado, ajustando-se cada saliência em um movimento circular em torno da cabeça do tambor, no sentido horário. Para ser um músico de conga de sucesso, é necessário ter um bom senso de ritmo, bem como dominar cada uma das cinco batidas usadas para criar os sons exclusivos da bateria.