Em uma época em que arquivos de música digital e tocadores de mídia portáteis predominam no mundo de hoje, a maioria das pessoas ainda tem seus velhos LPs de vinil em algum lugar no depósito ou no sótão. No entanto, existe a possibilidade de que alguns desses álbuns sejam valiosos do que você pensa, que é o que este guia fará para ajudá-lo a vender aquela coleção de álbuns de vinil.
Verificando a pilha. Antes de tentar vender os álbuns, lembre-se das condições do álbum, pois é o principal fator ao definir o preço: se o disco puder ser reproduzido (não deve ser deformado ou arranhado; deve estar limpo, especialmente se armazenado com um forro de papel interno), se a capa do álbum estiver intacta (corrosão, dobras nos cantos, marcas, manchas e outros danos podem diminuir o preço) e assim por diante. Os registros também devem ter sido armazenados verticalmente, em vez de empilhados, pois se forem empilhados, as mangas provavelmente serão danificadas pelo desgaste. Para capacidade de reprodução, teste a gravação primeiro montando-a e reproduzindo-a em seu toca-discos e com uma verificação de ouvido atento para possíveis danos de áudio durante a reprodução. Os álbuns mais vendidos têm um valor de revenda menor do que aqueles com números de vendas menores, especialmente aqueles produzidos por cantores ou grupos menos conhecidos. Um álbum de Elvis ou doOs Beatles têm preços mais baixos, a menos que você tenha um álbum único ou de edição limitada.
Preços. Para obter o melhor preço possível, e se você tiver uma coleção muito grande na loja, você pode consultar outros vendedores ou obter publicações e revistas - tanto em papel quanto online - dedicadas a coleções de registros, pois têm preços e notas extensos guias e listas de quais registros vendem mais e quais não. Além disso, considere verificar as seções no eBay ou Craigslist onde outras pessoas vendem álbuns antigos e veja como eles os preços.
Descrevendo. Cada álbum que você planeja vender deve ter sua própria descrição, portanto, da mesma forma que os arquivos de áudio MP3 são marcados, você deve descrever cada álbum em detalhes; quanto mais detalhado, menos mal-entendido você poderá obter quando houver um comprador tentando perguntar. Uma descrição típica de um álbum pode ser assim: artista, título, ano, gênero, formato, condição (tanto o registro quanto a capa), etiqueta, número, recursos especiais e extras, faixas que não são do álbum, país de onde o álbum foi fabricado, descrição do dano (se houver) e se o álbum é uma primeira impressão ou uma reedição (esta última parte exigirá consulta a sites especializados).
Se você pretende vender online, tire uma foto de cada álbum, incluindo capa (capa, capa, verso) e grave, pois o comprador poderá ver o que você está vendendo.
Onde vender? Se você está planejando se livrar de toda a coleção, pode tentar entrar em uma loja de discos e perguntar se eles têm uma boa oferta; se eles oferecem por menos, tente outro. A outra solução é entrar em uma convenção ou feira de discos, onde você pode alugar uma barraca para vender seus discos. Além do anúncio de posicionamento usual em seu jornal, você pode optar por usar o eBay (eles também têm guias úteis) ou classificados online como o Craigslist. Além disso, verifique primeiro o preço e a venda de um disco.
Por fim, quer esteja vendendo online ou pelo correio, sempre mantenha registros próximos de todas as transações para que possam ser usados para resolver disputas sobre vendas.
Com o conhecimento de vendas necessário em mente, você tem a chance de tirar o máximo proveito de sua coleção de discos vintage.