Como escolher o quebra-cabeça de dificuldade certa?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 4 min de leitura
Os quebra-cabeças são divertidos e podem ser bastante viciantes. Mas, isso só é verdade se o quebra-cabeça no qual você está trabalhando for apropriado em termos de seu nível de habilidade lógica. Trabalhar em um quebra-cabeça simples pode ser muito enfadonho, enfadonho e muito insatisfatório, e é por isso que muitas pessoas se voltam para outras coisas para exercitar suas mentes. No entanto, se você tiver um bom quebra-cabeça que exija foco e concentração para ser concluído, ele certamente proporcionará um grande exercício para o cérebro. Aqui estão algumas dicas sobre como encontrar e selecionar o quebra-cabeça com o nível de dificuldade certo para você.
Baseie-o no número de peças. A maneira mais fácil de saber a dificuldade de um quebra-cabeça específico é descobrir quantas peças você precisará travar no lugar para completá-lo. Normalmente, quanto mais peças houver no quebra-cabeça, mais difícil será concluí-lo. Com isso em mente, da próxima vez que você for procurar um bom quebra-cabeça que realmente desafie seu pensamento, tente considerar quebra-cabeças com mais peças. Claro, isso vai depender do seu nível mental real.
Escolha quebra-cabeças apropriados para a idade. Outra maneira de determinar a dificuldade de um quebra-cabeça é verificando a faixa etária para a qual ele é adequado. Todos os quebra-cabeças vendidos nas prateleiras do hobby local ou da loja de brinquedos terão algum tipo de impressão notificando o comprador da faixa etária para a qual o quebra-cabeça específico será apropriado. Sendo este o caso, pode obter um puzzle que o irá desafiar, adquirindo um que inclua a sua idade na sua gama. Isso, é claro, só é aplicável se você não tiver sinais de deficiências ou condições mentais.
Verifique a classificação. Alguns fabricantes de quebra-cabeças podem rotular seus produtos com algum tipo de classificação de dificuldade. Pode ser uma boa ideia verificar se o quebra-cabeça que você está olhando contém essas classificações. Eles provavelmente irão classificá-lo de fácil a médio, difícil e desafiador ou algo nesse sentido. Você pode basear sua escolha nesta classificação.
Considere a possibilidade de obter quebra-cabeças que são considerados acima de suas habilidades. Uma ótima maneira de trabalhar com quebra-cabeças desafiadores é comprar aqueles que se revelem muito desafiadores para você. Isso deve deixá-lo mais interessado e definitivamente irá melhorar suas habilidades de montagem de quebra-cabeças rapidamente. Além disso, você certamente encontrará uma realização extrema se completar o quebra-cabeça, pois isso está muito acima do seu nível mental.
Teste alguns quebra-cabeças para determinar seu nível de dificuldade. Se você acha que só deve trabalhar em quebra-cabeças que estão dentro do seu nível mental, uma maneira de determinar qual nível de dificuldade será apropriado para você será testando alguns quebra-cabeças. Existem toneladas de sites de quebra-cabeças online gratuitos onde você pode testar quebra-cabeças em vários níveis de dificuldade e classificações. Trabalhar neles o ajudará a determinar o tipo de quebra-cabeças em que você deve trabalhar.
Trabalhando em quebra-cabeças regularmente é conhecido por trabalhar o cérebro para que as condições relacionadas com a idade, como Alzheimer doença pode ser prevenida e até mesmo evitado. Os quebra-cabeças irão ajudá-lo em suas habilidades de pensamento lógico e abstrato, que você pode usar em sua vida diária.