O aço é uma combinação de vários componentes metálicos formados pela mistura de ligas com o ferro. A quantidade de ligas misturadas com o ferro determinará, em última instância, as características do aço produzido, uma vez que as ligas atuam como agentes de endurecimento. Vários tipos de elementos de liga podem ser utilizados em conjunto com o ferro para produzir aço. Estes são tungstênio, cromo manganês, vanádio e carbono. Este último provou ser o agente de liga mais eficiente em termos de custos e, portanto, é amplamente preferido pelas fábricas de aço.
1. Execute o processo de redução direta para extrair o ferro dos minérios crus.
Conteúdo de oxigênio produzindo ferro diretamente reduzido
Não existe ferro puro na natureza. O ferro sempre estará ligado a outros elementos, como o oxigênio. Sendo este o caso, o processo de redução direta deve ser realizado para submeter esses minérios brutos à purificação. Embora existam várias técnicas específicas de redução, o objetivo comum de tais processos é remover o oxigênio para finalmente extrair o ferro. Os fornos de redução direta queimam os minérios em temperaturas extremamente altas. Uma vez que os minérios são suficientemente aquecidos, monóxido de carbono e hidrogênio são infundidos para liberar o conteúdo de oxigênio, produzindo Ferro Reduzido Diretamente (DRI).
2. Processe o ferro diretamente reduzido (DRI) para fabricar aço fundido e escória.
As fábricas modernas de fabricação de aço utilizam o forno elétrico a arco (EAF) para esse fim. Arcos de eletricidade de voltagem extremamente alta saem dos eletrodos grandes de um EAF e produzem calor intenso o suficiente para derreter o DRI. Os eletrodos são baixados lentamente para o forno carregado com DRI. Ao fazê-lo, a voltagem também aumenta lentamente. Existem dois produtos resultantes deste procedimento. Um é o aço que se deposita no fundo do EAF e o outro é a escória que, na verdade, é composta de vários metais oxidados e flutua no topo do aço fundido. A escória contém as impurezas, os compostos que precisam ser posteriormente retirados do DRI para transformá-la em aço. O aço fundido é testado quanto à qualidade, sua temperatura e composição química são medido e avaliado. Uma vez que o grau correto é alcançado, a escória é derramada da parte superior e o aço fundido é extraído da parte inferior.
3. Produza formas semiacabadas de aço.
A forma solidificada depende muito
Várias indústrias usam o aço de maneiras diferentes. Como o aço fundido será moldado em sua forma solidificada depende muito de qual indústria está sendo fornecida. O termo usado para se referir a esses moldes semiacabados de aço é tarugo. Um método que as usinas siderúrgicas empregam para moldar o aço é chamado de fundição contínua. Nesta técnica, o aço fundido é alimentado através de grandes rolos enquanto é simultaneamente mergulhado em água fria. A máquina usada para lingotamento contínuo pode ser configurada para produzir vários formatos e tamanhos de tarugos de aço.
Embora materiais leves como alumínio e plástico sejam mais baratos de produzir e possam ser fornecidos em maior quantidade, a resiliência única do aço e outras propriedades favoráveis ainda tornam sua produção necessária. Na indústria pesada, nenhum outro material foi inventado para substituir o aço no papel central que ele desempenha.