A soldagem tem muitos tipos. A maioria desses tipos depende de algum tipo de gás. No entanto, a expressão "soldagem a gás" é bastante específica. Trata-se de um tipo de soldagem que utiliza oxi-combustível. O oxigênio e o acetileno são cuidadosamente controlados e misturados para criar um calor que pode derreter um metal.
A "soldagem a gás" é popularmente usada em trabalhos de alumínio, principalmente no reparo de tubos. Aqui estão algumas orientações sobre como você pode "soldar a gás" corretamente o alumínio:
Esteja ciente dos desafios inerentes ao manuseio do alumínio. A "soldagem a gás" de um alumínio não é tão simples. É preciso ter em mente que o alumínio é um metal. Portanto, você deve levar em consideração que ele pode conduzir o calor de forma eficiente. Em outras palavras, o alumínio pode superaquecer rapidamente. Isso pode afetar todo o seu processo de trabalho. Além disso, pode levar algum tempo para que o alumínio mude de cor durante o aquecimento. Você tem que estar muito atento. Você tem que saber se o alumínio já está derretendo.
Limpe bem o alumínio. Sua peça de trabalho deve estar livre de óleo e sujeira. Se for oleoso, você precisa de um solvente. Você pode usar um diluente de laca ou um álcool para tirar a oleosidade. Se tiver alguma sujeira, você pode conseguir uma escova de aço inoxidável. Você deve ser capaz de esfregar uniformemente cada lado do alumínio antes de iniciar seu período de soldagem a gás.
Deixe sua peça de trabalho passar por uma chama de cementação. Esta é uma parte crítica do processo. É obrigatório submeter o alumínio à chama de cementação. Este procedimento permite que os depósitos de carbono permaneçam em sua peça de trabalho. Os depósitos de carbono auxiliam no alcance do ponto de fusão. Eles queimam conforme sua peça de trabalho se aproxima de sua temperatura de fusão.
Selecione uma ponta de tocha maior. Quando você precisa soldar alumínio a gás, usar a ponta da tocha certa torna-se crítico. Você precisa ir para o tamanho um entalhe maior do que o que é usado para aço de espessura semelhante. Por exemplo, uma determinada folha de aço tem uma espessura de 400º de polegada. Ele precisa de um tamanho de ponta da tocha de 00. Portanto, se sua tarefa for soldar a gás uma folha de alumínio específica que tem uma espessura de 400º de polegada, o tamanho da ponta da tocha de que você precisa é 0.
Faça o trabalho de soldagem rapidamente. Você precisa trabalhar rapidamente para evitar o superaquecimento da folha de alumínio. Observe, no entanto, que apesar da velocidade, também se espera que você alcance depósito de fluxo suficiente. Você também deve levar em consideração a penetração adequada da solda.
Se for a primeira vez que solda alumínio a gás, talvez seja necessário trabalhar com um parceiro. Você também pode praticar para sentir como o alumínio realmente reage à chama de soldagem. Você pode obter um pequeno pedaço de alumínio. Coloque-o na mesa de soldagem. Em seguida, tente aquecê-lo usando uma chama neutra. Sem perceber, o metal derrete e um buraco é deixado na folha. Você precisa praticar como evitar esse buraco. Tudo que você precisa entender é o momento certo.