Crochê é a arte de fazer tecido ou renda usando uma agulha de crochê e um fio ou linha. Não é nada difícil de aprender. Para começar, você deve obter fio de 4 dobras e uma agulha de tamanho maior (eu recomendo um tamanho J ou K) para tornar mais fácil para você ver o que está fazendo. Depois de se familiarizar com o crochê e com a aparência do seu trabalho, você pode tentar o trabalho menor e mais delicado.
Primeiro faça um nó corrediço, depois faça uma corrente.
Faça um nó corrediço. Pegue o seu fio e faça um laço, com a ponta comprida para cima. Solte a ponta longa atrás da laçada, depois estenda a mão e puxe o fio através da laçada, apertando a primeira laçada. Se você fez isso corretamente, o laço que você puxou deve ser ajustável; você pode torná-lo maior ou menor.
Coloque o laço na agulha de crochê, ajustado para não ficar muito apertado. Segure o gancho com a mão direita como se fosse uma caneta, com os dedos perto da ponta do gancho.
Sua mão esquerda controla o fio. Posicione o fio de forma que a ponta mais próxima da agulha passe pelo dedo indicador, depois por baixo do dedo médio e, por fim, pelo dedo anular. Isso permite que você controle a tensão do fio.
Agora faça uma corrente. Com o dedo indicador esquerdo, enrole o fio na agulha, indo de trás para a frente em sua direção. Este é um 'fio-acabado'. Com a mão direita, use a agulha para puxar o fio pela laçada que já está na agulha. Você deve terminar com um novo laço na agulha, e o laço antigo se tornou um ponto de corrente abaixo do novo laço. Importante: não aperte - você vai precisar passar a agulha por aquele ponto de corrente na volta.
Continue enrolando e puxando até que você tenha uma corrente do tamanho que você deseja que a sua peça seja larga - esta será a parte inferior da sua peça.
Agora você vai descer pela corrente, colocando um ponto em cada elo da corrente.
Segure a corrente com a mão esquerda - você pode segurar seu trabalho com o polegar, o dedo anelar e o dedo mínimo, enquanto o indicador e o dedo médio controlam o fio. Olhe para a corrente abaixo da agulha e pule o ponto da corrente diretamente abaixo da agulha.
Insira o gancho na segunda corrente do gancho. Passe o fio e puxe. Você criou um ponto. Passe para o próximo elo da corrente, insira o gancho na corrente, passe o fio e puxe, e continue descendo pela corrente até o fim.
Você fez sua primeira linha de pontos de crochê único. Agora é hora de voltar e voltar.
A segunda linha
Corrente uma vez e vire seu trabalho para que você possa voltar na linha que acabou de fazer. Observe atentamente os pontos. Cada ponto tem um pequeno laço no topo. Insira o gancho sob esse laço, passando por baixo de ambos os lados. Passe o fio e puxe, e você terá feito o primeiro ponto da segunda carreira.
Vá para o próximo ponto e insira novamente a agulha sob o laço na parte superior, passe o fio e puxe, e assim por diante, descendo a linha. No final, acorrente uma vez e transforme seu trabalho.
Terceira linha e mais além
Cada linha adicional é feita da mesma maneira que a segunda linha. Continue adicionando linhas até que a peça fique do tamanho que você deseja.
Peça retangular sólida
Você acabou de aprender a fazer um único crochê. O ponto descrito aqui é o ponto básico de um único crochê. Ele fará uma peça retangular sólida que você pode usar para fazer lenços ou mantas. Existem muitas variações de crochê, crochê duplo, crochê de filé, quadrados granny, ondulação e assim por diante.
Sua loja de artesanato local terá os materiais de que você precisa, uma grande variedade de fios e tamanhos de ganchos, bem como livros de instruções que irão ajudá-lo a aprender as muitas variações de crochê.
Ferramentas necessárias:
Agulha de crochê, tamanho J ou K ou outro tamanho maior
uma meada ou novelo de fio de 4 camadas
Dicas rápidas:
Mantenha seu trabalho solto! Se for difícil colocar a agulha na corrente ou sob o ponto, você está deixando -o muito apertado.