As sapatilhas vêm em dois tipos e são usadas para duas finalidades distintas. A sapatilha, ou sapatilha de balé, é a sapatilha inicial para iniciantes de balé que não se formaram em ponta. E também são a sapata de escolha para a maioria dos trabalhos com barra, para serem trocados com a sapatilha de ponta. Para estar pronto para qualquer coisa na aula, certifique-se de levar tanto sapatilhas macias quanto sapatilhas de ponta e um par extra de cada, se possível.
A sapatilha de balé deve caber confortavelmente no pé, mas nunca amarrar ou pressionar o dedo do pé. As medidas e o encaixe adequado são essenciais para um alto desempenho, conforto e segurança com os pés. Se a sapatilha de balé for muito apertada, ela esticará com o tempo, mas o deixará infeliz enquanto espera. Nos casos em que o tamanho do seu pé é menor que a metade do tamanho, experimente molhar os sapatos e enchê-los com papel toalha para diminuir a estreiteza e dar um melhor ajuste.
Preenchimento leve faz
Ao escolher a sapatilha de ballet macia, você terá a opção de acolchoar a sola. O acolchoamento leve torna o chinelo mais flexível e pode acentuar melhor o seu arco. Mas a desvantagem de uma sola mais fina é que você tem pouca proteção contra a pressão do chão. Bailarinas com pés sensíveis ou que estão se recuperando de lesão ligamentar devem optar por uma sola mais grossa e desconsiderar o visual mais desajeitado.
Ao usar sapatilhas de ponta novas, elas podem parecer mais uma ratoeira do que um par de sapatos técnicos. A maioria dos dançarinos precisa quebrá-los um pouco manualmente para suavizar a haste e tornar o arco mais flexível. Em vez de usar métodos malucos e malucos de quebrar seus sapatos, apenas dobre a sapatilha de ponta algumas vezes com um movimento forte até sentir alguma flexibilidade. Outra boa maneira de quebrar suas sapatilhas de ponta é colocá-las contra uma parede ou outra superfície sólida e puxar o calcanhar para trás em um movimento controlado e deliberado. Muito puxão vai enfraquecer o sapato e encurtar sua vida, e aos preços de hoje para sapatilhas de ponta você não quer se livrar dos últimos dias de uso.
A dura realidade é que apenas quando as sapatilhas de ponta estão ficando confortáveis, a haste cede e é hora de substituí-las. Alguns designers de sapatilhas de ponta estão oferecendo modelos com hastes substituíveis, o que pode prolongar consideravelmente a vida útil do sapato e cortar pela metade as despesas com material de dança. Para um calçado confiável e de alto desempenho, experimente o Sansha Recital com uma caixa quadrada robusta, bloco de asa e haste substituível 0,75.