Coreografar uma rotina de dança para vários dançarinos pode ser difícil. Mas quando os dançarinos aperfeiçoam a rotina, a unidade nos passos da dança pode ser linda. O fluxo suave, os intercâmbios e a performance individual contribuem para a dança. Os movimentos podem ser repetitivos, mas com vários membros fazendo movimentos diferentes em momentos diferentes, você não precisa pensar em vários passos. Pequenos erros podem ser cobertos.
Coreografia de dança solo
Isso não é verdade quando você tem que coreografar um solo de dança. Todo o foco estará na dançarina e em como ela interpreta a música. Os movimentos têm que ser grandes e precisos e não há muito espaço para erros. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a formular seus movimentos de dança e finalizar uma coreografia de dança solo.
Encontre inspiração. Escolha uma música com a qual você esteja familiarizado e saiba que pode dançar. É mais fácil pensar em seus passos de dança quando você conhece a música. Ouça várias vezes. Se esta é uma dança moderna e você dança ao som de uma música popular, será útil se você souber a letra da música. Divida a música em conjuntos. Dependendo do tempo da música, você pode dividir em 4 ou 8 linhas. Faça movimentos para cada conjunto de letras. Você também pode encontrar inspiração no traje que vai vestir.
Misture seus passos de dança. Depois de dar a cada conjunto um movimento de dança específico, pense nas transições. Para um fluxo suave, você deve terminar uma série com um movimento que pode ser retomado pela próxima série. Para refrões e refrões, atribua etapas mais complicadas para destacar essa parte da música. Não repita seus passos de dança várias vezes porque a rotina pode ser entediante. Como se trata de uma dança solo, é melhor observar uma variedade de movimentos do que ver algo que se repete indefinidamente. Pense em uma combinação de passos de dança para terminar seu solo com uma nota alta. Tem que ser algo que realmente impressionará o seu público. Use suas mãos, pés, ombros, cabeça e até mesmo sua fantasia para destacar alguns de seus movimentos de dança e transições.
Dance conforme você avança. Isso o ajudará a coreografar mais rápido se você dançar à medida que vai completando toda a coreografia. Depois de concluído, pratique, pratique, pratique. Pratique até conseguir memorizar toda a rotina. Altere algumas das etapas se necessário e introduza outras que tornarão a rotina mais divertida e emocionante. Faça um ensaio geral dois dias antes de sua apresentação para ficar confortável com sua fantasia, seu penteado e acessórios, incluindo seus sapatos.
Um dia antes de sua apresentação, não pense em sua dança solo. Aproveite para relaxar e ter belos pensamentos. Pratique ioga se souber como. Isso vai diminuir e acalmar seus nervos nervosos e mantê-lo composto no próprio dia.
Ao coreografar, certifique-se de que as etapas escolhidas sejam aquelas com as quais você está familiarizado. Você pode adicionar algumas variações às etapas, mas é prático seguir o que você sabe. Mova-se com o ritmo e saiba quando fazer movimentos pequenos e grandes para dar ênfase. Não se concentre muito nas etapas. Deixe a música guiá-lo. E acima de tudo, divirta-se.