Embora alguns de nós tenham sido abençoados com a capacidade de se adaptar facilmente aos passos de dança com graça e fluidez, ainda existem aqueles que se acovardam com a ideia de dançar. Se você é um daqueles que tem pouca ou nenhuma experiência em dança, não tema, porque nós lhe forneceremos uma das danças de salão mais básicas que alguém pode exibir. E a melhor parte aqui é que você pode aprender com o mínimo de esforço.
Antes de entrar em seus sapatos de dança, vamos dar uma breve explicação sobre a dança que é chamada de Cha-Cha. Traçando suas raízes do divertido e enérgico Mambo de Cuba e do famoso Swing dos EUA, Cha-Cha, às vezes chamado de "cha-cha-cha", começou a ser popularizado na década de 1950. A dança pegou os movimentos dos pés do Swing e a batida do Mambo; mais tarde, eles perceberam que seus pés faziam sons peculiares que soavam como "cha-cha-cha" e assim o cha-cha nasceu.
Melodias latinas lentas
Hoje, o cha-cha é dançado com música com 1 tempo com um andamento geralmente variando de 110-112 BPM (batidas por minuto). Esta é a velocidade ideal, mas você pode tocar melodias latinas mais lentas para um efeito mais sedutor ou uma música mais animada, divertida e enérgica.
Agora chega de preliminares, vamos Cha-cha! Se você já viu algum vídeo instrutivo, deve saber como eles contabilizam as etapas básicas ou se lembra de seu professor de segundo grau dizendo "um-dois-três e um-dois", que mais tarde seria especificado como rápido rápido-lento-rápido-lento, o que significa passos mais rápidos e enunciação mais lenta dos passos. Se você estiver tendo problemas para saber como funciona a contagem, você pode tentar dizer isso no tempo com uma canção cha-cha - ela lhe dará dicas com suas melodias sobre quão rápido ou lento você deve contar.
1. Pegue uma música cha-cha. Conforme você avança, você perceberá que pode adaptar cha-cha a qualquer melodia com 1 tempo. Mas, por enquanto, é melhor começar com as músicas clássicas de cha-cha até descobrir as etapas com o tempo. Peça sugestões à sua loja de música local.
Movimentos ligeiramente mais rápidos semelhantes
2. A contagem frequentemente usada para o cha-cha é 12,34 e 12,34 &... para o ritmo, é algo como "Lento, lento, lento, rápido, rápido, lento, lento, lento, rápido, rápido.. "alguns também se referem a ele em um, dois, três, cha, cha, cha (isto se refere a passos rápidos ou quando seus pés batem no chão com movimentos ligeiramente mais rápidos semelhantes a tap-tap-tap ou left-right -deixou). Parece confuso? Não se preocupe, você não precisa entender isso imediatamente, pois essa contagem ocorrerá conforme você aprende os movimentos básicos de dança.
Nossa posição inicial. Fique em pé com os pés retos paralelos à sua posição normal. Lembra das batidas de que falávamos antes? Cada passo seria equivalente a uma batida.
PASSO 1. Dê um passo com o pé direito para a frente, não muito, pois você pode perder o equilíbrio se der um passo longe demais. Dobre o joelho esquerdo como se estivesse imitando o movimento do joelho direito, mas mantenha o pé esquerdo intacto.
ETAPA 2. Transfira seu peso para o pé esquerdo - isso endireitará o joelho esquerdo e colocará o pé direito de volta no lugar original, proporcionando uma transição mais fluida para a etapa três
PASSO 3. Em seguida, dê um passo para trás com o pé esquerdo, esta é apenas uma versão invertida do PASSO 1.
PASSO 4. Um lembrete rápido: os passos 1-3 correspondem ao lento-lento-lento. Este, como você deve ter adivinhado, cai no ritmo rápido ou cha-cha-cha. Para iniciantes, termine a sequência puxando o pé esquerdo de volta para o lugar e bata os pés no lugar como direita-esquerda-direita.
Voila! Essa é a sua primeira sequência. Você pode continuar a dança voltando para a etapa um. Quando estiver confortável com essa rotina básica, você pode adicionar variações como qual pé avança primeiro e assim por diante. Quando você é parceiro e é uma menina, seu primeiro passo seria inverter os passos de seu parceiro ou simplesmente cantar a ordem PASSO 3, 2, 1 e conectá-lo ao PASSO 4. E é assim que você faz o Cha-Cha!