A formalidade e os costumes em um tribunal podem ser bastante intimidantes e, se você for chamado perante o tribunal como réu ou demandante, poderá se perguntar como deve se comportar em um tribunal. As sugestões a seguir o ajudarão a formar uma boa primeira impressão com o comportamento adequado no tribunal.
Certifique-se de chegar a tempo, mesmo cedo, para o processo judicial. O juiz pode formar a opinião de que você não está levando o processo a sério o suficiente.
Demonstre seu conhecimento sobre o comportamento adequado em um tribunal desligando seu telefone celular antes de entrar no tribunal e deixar outros dispositivos eletrônicos em casa.
Vestir -se de maneira profissional, como se fosse uma entrevista de emprego, também faz parte de como se comportar em um tribunal. Certifique-se de que suas roupas estão limpas e passadas e, se possível, use um terno. Vestir-se de maneira conservadora sempre causa uma boa impressão. Chapéus nunca são permitidos enquanto você estiver no tribunal, a menos que tenham um significado religioso.
Permaneça sentado enquanto estiver no tribunal. O comportamento adequado no tribunal exige que você se levante apenas quando o juiz entrar ou sair do tribunal ou se for abordado diretamente pelo tribunal.
Seu comportamento em um tribunal deve ser sempre respeitoso e educado. A polidez pode ajudar a criar uma imagem favorável de você, então lembre-se de dizer por favor e obrigado. Use títulos apropriados ao falar, como Sr. ou Sra., "Senhor" ou "Senhora". Sempre se dirija ao juiz como "Sua Excelência".
Comportamento adequado no tribunal
O comportamento adequado no tribunal inclui também prestar atenção à sua comunicação não verbal. Sua linguagem corporal deve refletir um comportamento calmo, evitar linguagem corporal negativa, como virar os olhos ou balançar a cabeça. Mesmo que você discorde, é importante permanecer no controle e lembrar que você terá a oportunidade de apresentar o seu lado da história.
Quando o tribunal estiver em sessão e o juiz estiver presente, você deve permanecer em silêncio, a menos que seja chamado. Se você fizer parte do processo, quando for chamado, demonstre o comportamento adequado no tribunal, direcionando suas respostas e perguntas ao tribunal. Fale diretamente com o juiz usando um tom de voz claro, calmo e respectivo. É importante ser sincero e verdadeiro em suas respostas.
Mostrar mau comportamento no tribunal
Nunca interrompa outra pessoa quando ela estiver falando, você terá a oportunidade de responder ou pedir esclarecimentos. Não exiba comportamento inadequado em um tribunal usando gírias ou outras palavras ou frases ofensivas.
Estas são apenas algumas dicas básicas sobre como se comportar em um tribunal. Quer você seja réu, querelante ou até mesmo um espectador, o comportamento adequado no tribunal demonstra respeito pelo sistema judicial e é um reflexo direto sobre você. Faça essa reflexão positiva.