A arte de escrever é algo que só pode ser apreciado plenamente com uma caneta-tinteiro. No entanto, cada vez menos pessoas estão experimentando o prazer de usá-lo hoje em dia, com a facilidade e a conveniência das canetas esferográficas e de rollerball que as tornam a escolha mais popular atualmente.
Quer você queira usar uma no dia a dia ou apenas em ocasiões especiais (como escrever uma carta ou assinar documentos importantes), este artigo o ajudará a escolher a caneta-tinteiro para você e como cuidar dela. Esperançosamente, por sua vez, ajudará as pessoas a redescobrir a moribunda arte de escrever com uma caneta-tinteiro.
Passo 1
Escolha a ponta certa. Esta é talvez a decisão mais importante a tomar, pois é obviamente a parte da caneta em contato com o papel. É fundamental pensar sobre seu estilo de caligrafia, pois isso determinará a ponta certa para você.
As pontas de caneta-tinteiro geralmente vêm em uma variedade de larguras, desde extrafinas a finas, médias e largas. Se a sua escrita for muito justa, uma ponta fina ou extrafina é para você. Se sua escrita for ampla e rápida, ou se você pretende usar a caneta como uma caneta de assinatura, uma ponta mais larga seria melhor. A maioria das pessoas fica em algum lugar entre eles, caso em que um bico médio é para você.
A maioria das pontas são planas (ou "itálico"), o que cria um efeito caligráfico, com uma linha grossa no traço descendente e uma linha fina no traço horizontal. Algumas marcas de canetas, como as canetas Waterman, também oferecem pontas "oblíquas". Eles têm um leve ângulo em relação a eles e são ideais para pessoas que escrevem em ângulo. As pontas oblíquas também tendem a ser mais adequadas para escritores canhotos do que as pontas em itálico.
Passo 2
Escolha um sistema de tinta. Anos atrás, o uso de uma caneta-tinteiro exigia que o usuário mergulhasse continuamente a ponta da caneta-tinteiro em um frasco de tinta para reabastecer o suprimento de tinta. No entanto, as canetas-tinteiro de hoje oferecem muito mais conveniência, com a maioria das canetas oferecendo ao usuário a opção de cartuchos de tinta ou sistema conversor de tinta.
Os cartuchos são uma escolha bastante simples e popular. Geralmente, tudo o que é necessário é inserir o cartucho no compartimento da caneta e aparafusar o invólucro. Isso perfurará a extremidade do cartucho e iniciará o fluxo de tinta para a ponta.
Os sistemas de conversão de tinta funcionam em conjunto com um frasco de tinta. Depois de inserir o conversor na câmara da caneta como um cartucho, o usuário mergulha a ponta da caneta- tinteiro no frasco de tinta e "injeta" a tinta do frasco no conversor. Os sistemas de conversão de tinta permitem que o redator use tinta engarrafada, que geralmente é de maior qualidade e flui mais livremente do que a tinta do cartucho.
Etapa 3
Limpe e cuide de sua caneta-tinteiro. Como todos os instrumentos de escrita finos, a limpeza e os cuidados são necessários para manter sua caneta-tinteiro em ótima forma. A melhor maneira de limpar a caneta é enxágue (ou "enxágue") a ponta com água da mesma forma que você a enche com tinta. Certifique-se sempre de usar água fria, nunca água quente. Se a ponta estiver entupida, não use álcool, mas uma pequena quantidade de limpador à base de amônia diluído em água.
Com relação à frequência da limpeza, recomenda-se limpar uma vez a cada poucos meses ou cada vez que você mudar a cor da tinta que está usando.
Nick é um entusiasta e fornecedor de canetas de longa data que mora em Melbourne, Austrália.