A grama é sempre mais verde do outro lado, diz o ditado. É verdade ou não? De alguma forma, você acredita que o gramado do seu vizinho é mais verde do que o seu e se pergunta qual é o motivo disso quando você rega o gramado com a mesma consistência do vizinho e fertiliza o gramado conforme as instruções.
Existem várias maneiras de manter seu gramado verde e exuberante quase o ano todo. Leia algumas das dicas abaixo.
Determine a zona climática local e escolha o tipo certo de grama. Existem gramíneas de estação quente e gramas de estação fria. As regiões do sul da Europa são adequadas para gramíneas da estação quente, enquanto as áreas do norte fariam bem em plantar gramíneas da estação fria. As áreas orientais e aquelas que estão nas zonas 6 e 7 são áreas problemáticas para ambos os tipos de gramíneas.
Algumas gramíneas comuns de estação quente são as gramíneas Bermuda, Centopéia, Bahia, Santo Agostinho, Buffalo e Zoysia. Gramíneas tortas, gramíneas azuis e de centeio e festucas são consideradas gramíneas comuns da estação fria.
Um gramado verde exuberante não é composto de um único tipo de grama. Em vez disso, é composto de várias variedades, dependendo da área. Para uma área do norte, por exemplo, festucas serão plantadas nas áreas sombreadas do jardim, pois esse tipo de grama é tolerante à sombra. Rye grass e Kentucky bluegrass são usados em áreas que estarão sujeitas a tráfego intenso de pedestres. O bluegrass de Kentucky também é mais tolerante à seca.
Se a sua área recebe muito pouca chuva durante o ano, considere a instalação de um sistema de irrigação automático para gerenciar as necessidades de água do gramado.
Verifique se o gramado está livre de palha. Um gramado com mais de meia polegada de espessura impedirá que a água alcance as raízes da grama e priva-a da umidade que manterá a grama verde e saudável. O colmo do gramado é feito de matéria orgânica e morta de raízes e caules de grama. Eles são causados por excesso de rega e fertilização excessiva que fazem a grama crescer mais rápido do que o normal. Se você tiver palha de grama grossa, remova-a primeiro usando um cortador de grama vertical ou aplique um curativo de cobertura antes de colocar os canteiros de grama para fornecer uma condição melhor para que a grama cresça mais saudável.
Use fertilizantes de liberação lenta que são recomendados para o tipo de grama que você tem em seu gramado. Os fertilizantes de liberação lenta permitem que a grama assimile todos os benefícios do fertilizante em um ritmo normal. Siga explicitamente as instruções do fabricante sobre a frequência com que o fertilizante deve ser aplicado, em que condições e quanto aplicar. Escolha um fertilizante combinado com controle de ervas daninhas para eficiência e economia.
Defina as lâminas do seu cortador de grama na altura correta para aparar o gramado. Corte a grama quando ela estiver seca (antes de molhar) e a lâmina da folha tiver de três a sete centímetros de comprimento. Você deve cortar apenas cerca de 2,5 cm da folha da grama para mantê-la com uma aparência mais verde e saudável.
Mantenha as lâminas do seu motor afiadas. Lâminas cegas irão rasgar as lâminas de grama em vez de apará-las. As lâminas do cortador ficarão cheias após duas sessões de movimentação, portanto, a manutenção adequada é obrigatória.
Seguir as instruções acima irá garantir que você tenha um gramado mais verde e exuberante que deixará seus vizinhos com inveja.