Uma tela é um material tecido leve amplamente utilizado em produções teatrais. É semelhante a uma gaze, com aberturas tão pequenas quanto as aberturas das telas das janelas. Com o uso de técnicas de iluminação, o scrim gera muitos efeitos especiais diferentes, incluindo a iluminação de um ato para fazer uma cena de sonho. Para ajudá-lo a fazer os melhores efeitos de palco, aqui está um guia sobre como usar uma tela.
Posicione a tela no palco. Determine onde você deseja colocar a tela. A localização da tela deve ser identificada conforme você projeta e planeja o estágio. Pendure-o de cima para baixo e espalhe-o bem para evitar vincos e rugas.
Coloque as luzes. Dependendo do efeito que você deseja alcançar, as luzes podem ser colocadas atrás, na frente e em ambos os lados da tela. Você também pode iluminar a tela de cima. Lembre-se de anotar as luzes que usará. A força e a intensidade das luzes influenciarão parcialmente a criação dos efeitos especiais.
Ilumine a tela por trás. A iluminação por trás é aplicável se você quiser tornar visível a ação que está acontecendo atrás da tela. As outras partes do palco são totalmente pretas, tornando a tela a única área iluminada. Esse tipo de efeito é útil se você deseja fazer cenas de sonho, flashback e epifania.
Ligue a luz frontal e desligue a luz atrás da tela. Isso torna todas as cenas na frente da tela visíveis, enquanto a tela parece opaca e parece ser uma cortina de palco comum.
Ilumine a tela na frente e acenda as luzes na parte de trás em uma configuração baixa. Esta técnica irá revelar as ações que acontecem na frente e atrás do scrim. Com a iluminação certa, a tela parecerá transparente, permitindo que o público veja as duas cenas.
Use um gobo. Um gobo é uma lente especial que, quando encaixada em um refletor, cria padrões diferentes. Se você direcionar um gobo da frente da tela, um padrão, como estrelas, gotas de chuva e flocos de neve, aparecerá no fundo.
Pinte a tela. Você também pode pintar a tela com uma imagem ou cena. Quando você iluminar a tela frontal, a imagem pintada aparecerá. Você pode usar dois tipos de tecidos de reforço para essa finalidade: dente de tubarão e camaleão. Sharktooth é o material mais usado para teatro, embora seja um pouco caro. O Chameleon, por outro lado, não segura bem a tinta, mas é mais acessível.
Explore as técnicas de iluminação. Existem muitas outras técnicas de iluminação que você pode tentar para iluminar cenas selecionadas. Empregue a técnica que você acha que atenderá aos requisitos da cena e às suas preferências.
Além de produções de teatro, você também pode usar tecido para outros fins. Por exemplo, você pode usar a tela para controlar as luzes em sessões de fotografia. Funciona tanto em estúdio como em filmagens ao ar livre. Scrim também é usado da mesma forma em produções cinematográficas. Ele também encontra uso em carpintaria e ambientes industriais como um material de reforço.