As sebes, se bem aparadas e moldadas, podem ser ornamentos atraentes, mesmo sem a ajuda de outras plantas ornamentais, como orquídeas e semelhantes.
Desenhos intrincados
Mas antes de começarmos a cuidar de suas sebes, alguns de vocês podem estar se perguntando "o que diabos é uma sebe?" As sebes são feitas quando os arbustos são plantados em fileiras para se assemelhar a uma parede ou massa sólida. Eles são semelhantes ao bonsai japonês, exceto que os bonsais têm desenhos intrincados e exigiriam, é claro, mais aparas. Pegou a essência disso até agora? Se você se lembrar da aparência dos labirintos ou labirintos feitos de plantas nos jardins do castelo, terá uma ideia.
Então, agora você está preparado para ter uma cerca viva de formato bonito para acentuar o seu lugar. Veja como comprar, cultivar e aparar sebes:
Boa base. Comprar as plantas certas é o primeiro e mais importante passo. Você pode se surpreender com o fato de que mesmo onde você mora é um fator-chave para o sucesso do cultivo de sebes. Peça ajuda ao seu jardineiro local para escolher qual arbusto funcionaria melhor para você. Isso também determinaria a frequência com que você deveria aparar, pois há arbustos de crescimento rápido e outros que só precisam ser aparados uma vez por ano. Escolha plantas com cerca de 1 a 2 metros de altura e muitos ramos. Dessa forma, você não terá que esperar muito para que os ramos se multipliquem. Isso pode parecer muito barulho, mas esses detalhes minúsculos terão um efeito dramático quando seu arbusto crescer e se tornar uma cerca viva. Não hesite em pedir detalhes ou ajuda.
Comece jovem. Como o bonsai, os arbustos destinados a sebes devem ser aparados cedo para não ter crescimento desigual e espaços vazios entre eles. Isso também os torna mais resistentes e capazes de manter sua forma melhor.
Trim trim, trim. Suas tesouras de aparar regulares são muito eficazes, especialmente se seus arbustos ainda são jovens e macios. Os elétricos muitas vezes destroem os galhos. Para galhos maiores, você pode precisar da ajuda de uma serra de poda. Lembra como sugerimos que você perguntasse detalhes sobre o seu arbusto? É aqui que entra a questão. Regra geral: você deve começar a aparar antes que cresça mais do que trinta centímetros. Se você não conseguiu apará-los por um tempo, espere até a primavera. Em seguida, corte um pé mais curto do que o comprimento desejado.
Corte. Normalmente, você só precisará cortar metade do novo crescimento. Mas se você acabou de plantá-los, corte de 4 a 41 centímetros para que seu arbusto agora fique de 6 a 20 centímetros para ramificação baixa.
Modelagem. Após dois anos de poda rigorosa, você pode agora começar a modelar seu arbusto no terceiro ano. Novamente, voltamos à etapa um, o tipo de planta que você possui. Certos arbustos são melhores em manter uma forma particular do que outros. Mas a forma geral básica de sua sebe deve ser natural, normalmente arredondada ou pontiaguda na copa, pois isso garantiria uma distribuição adequada da luz do sol e não acumulará muita neve durante o inverno - o que pode quebrar os galhos.
A chave aqui é saber qual planta você possui e também considerar a substituição de plantas que estão em declínio. Seja paciente ao aparar e cuidar do seu arbusto e antes que você perceba, você terá uma cerca viva de formato bonito diante de você. Feliz jardinagem!