Sujeira e detritos podem se infiltrar em seu sistema de irrigação de água. Para que o sistema de sprinklers sirva à sua casa pelo maior tempo possível, você precisará mantê-lo. Você deve limpar seu sistema de sprinklers pelo menos uma vez por mês e, para ajudá-lo com isso, aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:
É sempre aconselhável trazer alguns sprinklers sobressalentes para o caso de você descobrir que alguns de seus sprinklers estão danificados. Ligue a válvula de água e deixe-a correr pelos canos e aspersores por alguns segundos para preencher completamente todas as linhas conectadas à sua primeira estação. Enquanto a água está correndo pelos aspersores, verifique se há alguns cabeçotes danificados, entupidos ou que não estejam borrifando água corretamente. Marque-os para alterar mais tarde.
Desligue a válvula de água e identifique a cabeça do sprinkler que parou de funcionar por último. O aspersor que parou por último é o ponto mais baixo de sua linha. Depois de identificar o ponto mais baixo, remova o pulverizador desse cabeçote. Você precisa remover o ponto mais baixo da cabeça do sprinkler para permitir que a sujeira e os detritos sejam expelidos pela força da água e pela gravidade.
Ligue a água novamente para limpar qualquer sujeira ou detritos nos canos. A água deve estar correndo pelo ponto mais baixo do tubo do sprinkler. Se houver pequenas pedras ou sujeira obstruída nos canos ou nos canos, pegue um pequeno alfinete e cutuque as saídas dos sprinklers. Raspe cuidadosamente o interior dos canos para remover a sujeira do canal de água.
Mova linha por linha e remova os aspersores um a um. Repita, ligando e desligando a válvula de água para remover qualquer sujeira de cada linha do sprinkler.
Depois que todos os aspersores e a linha do sistema forem lavados com água, substitua os aspersores danificados marcados pelos novos antes de substituir os antigos que ainda estão em boas condições. Certifique-se de que cada cabeçote esteja seguro e corretamente no lugar antes de continuar com a abertura da água.
Após remontar os aspersores, o bico e a tubulação, ligue a válvula de água para verificar se a passagem de água está fluindo adequadamente. Se a pressão da água que passa pelos aspersores for baixa, pode haver algum vazamento na tubulação. Verifique a linha de seu sistema de sprinklers para localizar o vazamento.
Se houver vazamento, desligue o sistema de sprinklers para evitar o desperdício de água. Entre em contato com uma empresa profissional de sprinklers para consertar o vazamento. Não tente consertar o vazamento com adesivos baratos que não duram muito e podem danificar ainda mais sua tubulação.
Ao desmontar seu sistema de sprinklers, você precisará contar com a ajuda de ferramentas como uma chave de fenda. Não tente forçar a abertura de sprinklers ou linhas de água, pois isso pode danificar o sistema. Em vez disso, tenha cuidado ao remover as peças e sempre recoloque-as de volta com cuidado e segurança.